top of page
  • Foto do escritorRDB

A praia sem JP, o Repórter da Galera

LETRINHAS DO RDB com Roberto Dias Borba


Tem um momento de nossas vidas que precisamos repensar os passos futuros. Depois de 24 temporadas ininterruptas, João Pedro Furtado anunciou nesta semana que fechou seu ciclo nas transmissões do futebol de areia de Enseada. Ele mesmo, o JP – o Repórter da Galera – precisou dar um ponto final nesta atividade e conseguiu estabelecer um recorde de permanência no ar, mesmo que em prefixos diferentes, na cobertura radiofônica da competição que foi a mais aguardada no início de cada temporada na região de São Francisco do Sul, na praia da Enseada.

JP nas reportagens foi o único nestas 24 temporadas, atuando ao lado de José Hilário da Maia, o inconfundível Picolé - Repórter Furacão da Babitonga, nos oito primeiros anos, e depois com Marinho Borba na locução, junto com o comentarista Serginho Roberto da Silveira e os técnicos de externa David Agra Filho e Cláudio de Deus Cardoso.

O trabalho de JP neste tempo todo atravessou períodos diferentes do futebol de areia. Primeiro foi o “peladão”, com times formados com oito jogadores, passando logo depois para o beach soccer, ou o verdadeiro futebol de areia. A competição de 2022 está confirmada e já lançada pela Secretaria de Esportes de São Francisco do Sul. A diferença que a partir de agora não terá os trabalhos radiofônicos de JP, que passará a ser apenas um torcedor.




JP, o sempre e verdadeiro Repórter da Galera foto: RDB



Segundona no seu último ato


A decisão da Segundona do futebol amador de Joinville foi antecipada para a tarde deste sábado, a partir das 16 horas. Serbi, o mandatário, que precisa unicamente da vitória, e a Sercos, que tem a vantagem de jogar pelo empate após vencer no jogo de ida, estão envolvidos nesta decisão histórica.


A Sercos vai até a casa do adversário podendo voltar campeão em caso de empate e repetir a conquista do seu primeiro título da Segundona, no certame de 2004. A Serbi já esteve envolvida numa final deste campeonato, mas foi o vice de 2005. Esta será a última competição do ano da LJF.



Valorização da arbitragem de casa


As finais da Primeirona e da Terceirona contaram com arbitragem exclusivamente local. A decisão da Terceirona, neste sábado, não ficará fora desta estatística. Serbi x Sercos terá no apito Maicon Ramos da Silva, com os assistentes Antônio Lourival da Luz e Carlos Henrique do Nascimento. A delegada do jogo será Mariana Regina dos Santos. Em épocas passadas, a LJF precisava recorrer a árbitros de outras regiões, mas isso não é mais preciso pela qualidade técnica que a entidade dispõe entre seus próprios árbitros.



O mapa do tesouro da Segundona


Em disputa desde 1942, com a primeira conquista cabendo ao Glória da rua 15 de Novembro, A Segundona teve vida ativa até a metade dos anos 1960. Fez uma tentativa de ressurgir no início dos anos 1970, mas foi se consolidar somente a partir dos anos 1980.


A maior parte das 62 disputas foram conquistadas pelo Juventus do Iririú, 25 de Agosto e 7 de Setembro de Araquari, cada um com quatro troféus. A lista de três conquistas tem Bonsucesso, Estiva, Santos e Floresta. Depois, com dois títulos estão Glória, Aviação, Aventureiro, Tamandaré, Dom Pedro I, Cruzeiro da Estrada do Sul, Estrela da Praia e Paraíba. Os campeões de uma única vez 22 clubes: Cruzeiro do Sul, Riachuelo, Estrela da Vila Baumer, Tupy, Tigre, Palmeiras do Vila Nova, Arsenal, Estrada da Ilha, Pinguim, Serrana, Palmeirinhas da rua Guaíra, Linense, Ponte Preta, Volta Redonda de Araquari, Sercos, Operário, J. Junckes, 101 Joinvilense, Morro do Amaral, Bola 10, Família Mélis e Itinga.



Festa da bola no dia 13


A tradição de premiar os melhores do ano está de volta. A Liga Joinvilense de Futebol vai realizar na próximas segunda-feira, dia 13, a festa dos destaques da temporada do ano de 2021. A sede do Tamandaré, na Colina, no bairro Jarivatuba, recebe mais uma vez os craques das três séries do adulto (cada uma com sua seleção) e das categorias de base, numa rara oportunidade de reunir esta constelação dos melhores do ano.



LJF abre o ano fazendo vistorias nos campos


A temporada do futebol de Joinville encerra oficialmente na semana que vem, quando acontece a entrega da premiação aos destaques de todos os campeonatos promovidos pela LJF. E já no novo ano, a Liga Joinvilense de Futebol promete começar tudo outro vez e será a partir da vistoria dos campos. Esta foi uma tarefa que a liga não vinha realizando com regularidade. Desta vez, o primeiro item será relacionado a dimensão de cada um dos campos que estarão sendo utilizados pelos times das três séries dos campeonatos adultos. A medição dos gramados ficará a cargo da entidade e terá um banco de dados com o tamanho (comprimento e largura) para tirar qualquer dúvida sobre este assunto. Pela Fifa, a dimensão mínima dos gramados é de 64 x 100 metros e a máxima de 75 x 100 metros.



Vila Nova do futebol agricultor


Neste domingo, dia 12, o pessoal do bairro Vila Nova vai literalmente para o campo. E desta vez será num gramado para jogar bola e para ter um campeão. A 1ª Taça Agricultores do Vila Nova promete muita emoção na sua última rodada, no estádio do União da Estrada Blumenau.


A programação inicia às 8h15, com a disputa de terceiro lugar entre o União Estrada Blumenau e o Só Amigos. Logo depois, às 10 horas, Nordeste e Avaí decidem o título. Esta é uma promoção que envolve apenas os times do bairro Vila Nova, numa grande demonstração que a região sempre tratou da agricultura como seu trabalho diário e a bola para seus momentos de descontração e lazer.



Bola pesada ainda rolando


Neste sábado, dia 11, às 17 horas, na Arena Jaraguá, e na segunda-feira, dia 13, às 19 horas, no Centreventos Cau Hansen, serão conhecidos os finalistas da Série Ouro do Campeonato Catarinense de Futebol de Salão. Na sabatina, Jaraguá e Joaçaba empataram no jogo da ida, por 1 a 1, onde o vencedor vai para a decisão. E na quadra joinvilense, o JEC recebe o Blumenau, com a vantagem do empate no tempo normal. No jogo de ida, no Sesi, em Blumenau, na quinta-feira, o JEC venceu por 3 a 0. O Tricolor joinvilense tenta o bicampeonato.

195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page