top of page

Você respeita a praia?


Balneário Barra do Sul/SC


Não importa em qual praia você pretende ir, é importante ter em mente as medidas para o cuidado das praias neste verão.


Nesta época de praia, sol e mar, não devemos apenas nos preocupar em parecer bem, pegar um bronzeado e nos divertir. Tudo isso é ótimo, contanto que façamos isso de maneira responsável com o nosso meio ambiente.


As praias são lindas, inspiradoras, divertidas e dinâmicas, então não vamos causar mais danos a elas!


Se você quer ser um viajante e turista consciente, ou mora numa cidade litorânea, e quer ajudar a proteger as praias, recomendamos que siga estas dicas básicas.


Anote aí!


Primeiro de tudo: diga não ao plástico!


Você sabia que o plástico é uma das grandes ameaças ambientais para o nosso planeta? Claro, as águas estão entre as mais afetadas por esse material.

A cada ano, surpreendentemente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico caem - ou são jogadas diretamente - no mar. E 70% de todos esses resíduos perigosos chegam ao leito marinho, ameaçando a vida dos animais e organismos vivos.


Ao ir à praia, é recomendável não levar garrafas plásticas, mas sim ter seus próprios recipientes térmicos reutilizáveis para as bebidas.


E, se levar, certifique-se de recolher todos os seus plásticos antes de sair, para que o vento não os leve para a água e você não faça parte dos milhões que contaminam diariamente o belo e majestoso mar.


Lixo no lugar certo!


Não é apenas plástico! Papéis, vidros e muitos outros materiais são perigosos para as praias, a vida marinha e a natureza em geral.

Verifique bem o espaço onde esteve antes de sair da praia.


Não pode haver nenhum resíduo, pois isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte de um animal e contribuir para a chuva de poluição que nos afeta a todos.


Assim que chegar a uma praia, identifique bem onde está a área para jogar lixo e mostre a todos que estão com você.


Às vezes, por não conhecermos bem o local, somos descuidados e não recolhemos os resíduos.


Cuidado com o protetor solar


Durante o verão, o sol nas praias pode ser muito forte. Portanto, você terá que usar protetor solar, mas tenha cuidado!

Você sabia que muitas substâncias químicas dos protetores solares contaminam o meio ambiente? Benzofenona, metilparabeno e octocrileno são apenas alguns exemplos.


Ao aplicá-las na pele e entrar na água ou entrar em contato com a areia, estamos espalhando essas substâncias não amigáveis no meio ambiente.


Então, o que fazer? Felizmente, existem protetores solares com componentes biodegradáveis, como óxido de zinco e titânio.


Não fume!


Você sabia que animais indefesos confundem as pontas de cigarro com comida? Claro, ao ingeri-las, suas vidas e saúde estão em risco.

E não é só isso! As pontas de cigarro também podem contaminar até 50 litros de água e, na areia, podem se camuflar e permanecer por até 2 anos.


Sem dúvida, é uma das substâncias que mais afetam o ambiente natural das praias, assim como nossa saúde.


Considerando que nesses espaços há muito vento e é difícil controlar onde as pontas de cigarro caem, não fumar é uma das medidas de cuidado com as praias que todo viajante ecológico, ou pelo menos consciente do meio ambiente, precisa seguir.


Respeito à fauna e flora


Se o seu pacote de viagem incluir observação ou natação com golfinhos ou qualquer atividade relacionada ao mar, à praia e aos animais que habitam esses espaços, atenção!

Você não só deve se cuidar, pois no final do dia são animais selvagens, mas também deve ser muito respeitoso com eles para não machucá-los ou afetar o ecossistema natural do local.


Respeite os acessos


As praias não são amigas de veículos e seus motores.

Eles emitem gases, podem vazar líquidos contaminantes e esmagam plantas, dunas e outras formações naturais que desempenham um papel específico no ecossistema desses espaços.


Portanto, respeite os acessos à praia e não vá com seu carro até o início da areia e áreas proibidas.


Geralmente, as praias têm estacionamentos relativamente distantes para que as pessoas caminhem até a beira da água e da areia.



Sempre que puder ajudar, faça!


Sim, sabemos que se você vai à praia no verão é para relaxar e se divertir nas férias.

Mas não custa nada pegar um lixo, dar um conselho de cuidado com as praias a outro turista e, enfim, contribuir para a proteção do meio ambiente.


Se quiser ir um passo além, pode participar de alguma atividade voluntária por algumas horas. É uma atividade diferente, enriquecedora e que permite conhecer pessoas interessadas na preservação das praias e da natureza.


Não esqueça destas medidas de cuidado com as praias! Esses espaços são importantes não apenas para o turismo e a diversão, mas para a vida humana em geral.


Os mares e oceanos são a fonte primária de água potável e diferentes métodos de geração de energia elétrica. Além disso, regulam o oxigênio que respiramos.


Agora você sabe: se quiser aproveitar o mar, as ondas e o sol no próximo verão, não se esqueça das medidas de cuidado com as praias! Seja um viajante consciente!



87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page