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O Desafio da Mobilidade em Joinville

Tome Nota com Enio Alexandre

Entre engarrafamentos e soluções alternativas


Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e coração econômico do estado, enfrenta um desafio diário: a mobilidade urbana. Com mais de 470 mil veículos emplacados, a cidade parece cada vez mais sufocada pelo trânsito intenso, agravado pela entrada e saída constante de caminhões e automóveis transportando insumos e mercadorias. O crescimento econômico, que deveria ser motivo de celebração, tornou-se também um fator de complicação para quem precisa se deslocar.


A prefeitura tem incentivado o uso do transporte público e até das bicicletas como alternativa ao caos urbano. No entanto, a realidade mostra que essa mudança ainda está distante de acontecer. As linhas de ônibus são escassas, muitas delas sem ar-condicionado, o que torna a experiência desagradável, especialmente nos dias quentes e úmidos típicos do verão na cidade. Quem pode, prefere a comodidade do carro particular, mesmo que isso signifique perder preciosas horas no trânsito.


A Europa avançou muito no uso da bicicleta como meio de transporte diário



E as bicicletas? Joinville, que carrega com orgulho o título de "Cidade das Bicicletas", oferece pouco em termos de infraestrutura para os ciclistas. A segurança é uma preocupação constante, com ciclovias e ciclofaixas mal planejadas ou inexistentes, além da falta de estacionamentos adequados para quem opta por pedalar até o trabalho ou ao comércio. O resultado? Muitos desistindo de uma alternativa que poderia beneficiar a cidade inteira.


Os congestionamentos são diários e as grandes obras de infraestrutura, que poderiam minimizar o problema, avançam em ritmo lento ou sequer saem do papel. A duplicação da do Eixo Industrial foi a última grande intervenção, mas não se mostrou suficiente para aliviar o tráfego intenso em outras regiões. Sem mudanças significativas, a tendência é de agravamento da situação.


Para reverter esse cenário, é preciso uma transformação cultural e estrutural. Medidas inspiradas em cidades como Copenhague e Amsterdã, onde o transporte público é eficiente e as bicicletas são prioridade, poderiam ser adaptadas à realidade local. Investimentos em corredores de ônibus, ciclovias seguras e campanhas de conscientização são passos essenciais para fazer com que os joinvilenses repensem sua relação com o carro.


Além de aliviar o trânsito caótico, o incentivo ao uso de bicicletas e do transporte público reduziria a poluição, melhoraria a qualidade de vida da população e promoveria uma cidade mais sustentável. Está na hora de transformar o título de "Cidade das Bicicletas" em algo real e presente no dia a dia de seus habitantes, permitindo que Joinville se mova com mais fluidez, segurança e consciência ambiental.




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