top of page

Morre o político italiano Silvio Berlusconi


O empresário e político tinha leucemia


O magnata Silvio Berlusconi, que teve três mandatos como primeiro-ministro da Itália, faleceu aos 86 anos, vítima de leucemia, anunciou à AFP seu porta-voz.


Chamado de “o imortal” por sue longevidade na política, o senador e empresário havia sido internado na sexta-feira (9) em um hospital de Milão.


O empresário ousado e inovador, que revolucionou a televisão comercial na Itália na década de 1980, enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos de vida e foi internado diversas vezes no hospital San Raffaele de Milão, sua cidade natal.


O político e empresário que conseguiu superar todo tipo de turbulências, que venceu três eleições e comandou um dos governos mais longevos da Itália no pós-guerra, sofria de leucemia crônica, revelaram os médicos no dia 6 de abril, quando Berlusconi foi hospitalizado por problemas respiratórios.


Sua aura permaneceu intacta por décadas graças a sua personalidade expansiva e sua vida conturbada, que o levou diversas vezes ao banco dos réus por acusações de corrupção, compra de testemunhas e fraude fiscal.


Conhecido pelas orgias denominadas ‘bunga bunga’, piadas vulgares e comentários inapropriados, inclusive durante reuniões internacionais – como quando fez comentários sobre o físico da então chanceler alemã Angela Merkel -, Berlusconi foi um personagem no exterior e o símbolo de uma Itália em rápido crescimento.


Silvio Berlusconi foi primeiro-ministro durante nove anos, entre 1994 e 2011, e consolidou sua grande fortuna nas décadas de 1980 e 1990, enquanto se apresentava como o líder capaz de impedir o avanço do comunismo no país.




132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page