top of page
  • Foto do escritorOpinião

Cristão x Comunismo

Por Padre Edivaldo Ferreira

“Se um cristão diz que é socialista/comunista, ou ele não conhece o comunismo ou não conhece o cristianismo.” (Luís Lacombe)


Primeiramente, o que é o marxismo? Segundo o professor Carlos Eduardo Brechani, autor do livro “Marxismo: na contramão do bom senso”, o marxismo é um conjunto de concepções teorizadas por Karl Marx e Friedrich Engels, que levariam o mundo a um estado perfeito e igualitário, o mundo comunista, e tem 4 pilares. São esses: materialismo filosófico, dialética hegeliana, socialismo utópico francês e direito econômico inglês.


Primeiro ponto: Materialismo filosófico. Um dos pilares do marxismo já torna impossível a existência de cristãos comunistas. O materialismo filosófico, de forma superficial e prática, é a negação de qualquer aspecto sobrenatural, tudo que existe é focado no mundo material e conclui que nunca existiu acontecimento divino. O que vai totalmente contra as crenças cristãs.


Segundo ponto: Aniquilamento dos, chamados por Marx, preceitos burgueses que regem a sociedade. Este aniquilamento, inclui a destruição da família, pois, para Marx, a família era apenas um conceito burguês que sustentava interesses burgueses. Nós cristãos que consideremos a família como a instituição mais zelada por Deus, é impossível desejar agradar a Deus e ao mesmo tempo contribuir para o aniquilamento da família.


Terceiro ponto: amoralidade. Para Marx, não havia preceitos morais. Era moral o que contribuía para a revolução. Se executar uma família levasse a revolução a chegar mais perto do mundo comunista, isso passava a ser moral. Porém na bíblia temos o norte moral, temos as ordenanças do Senhor e uma moral bem definida.


Quarto ponto: hedonismo. Segundo o professor Wellington Costa, autor do curso: Apologética Cristã e a Defesa contra o Marxismo, a filosofia de Marx é hedonista. A bíblia vai totalmente contra os conceitos hedonistas, que é a busca exagerada atrás de prazeres da carne. Como é possível notar na passagem de 2 Timóteo 2:22, que diz: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”


Quinto ponto: relativismo. Presente na filosofia de Marx, o relativismo é a crença de que não existe uma verdade absoluta, mas que tudo é relativo. O relativismo derivada da base dialética de sua ideologia. A palavra de Deus nos alerta sobre existir a verdade, e ser uma só verdade. 


Contudo, estes são alguns pontos, inclusos na própria teoria marxista, que impossibilitam a existência de cristão comunistas/socialista/marxista. A realidade é que o comunismo sempre viu na religião cristã um sistema de crença extremamente opositora às suas convicções e esperanças. A religião é o sistema que mantém e ilude os proletários, fazendo com que eles não conheçam suas situações de oprimidos. Assim sendo, afirma Marx, a religião é um mal em si que deve ser extirpado para que o comunismo reine. Esta ideia foi largamente difundida, não é à toa que o comunismo perseguiu e matou milhares de cristãos em todo o mundo. Assassinatos, perseguições ao clero católico e protestante, além de expulsões infundadas de suas terras natais. Tais atitudes tornaram-se recorrentes nos sistemas comunistas em relação a religião cristã. Basta uma breve pesquisa para nos depararmos com casos extremos e desumanos, onde o comunismo rechaçou abominavelmente o cristianismo. No fim, o cristianismo para os marxistas é um mal que deve ser combatido e não agregado; isto é: sendo fiel ao que Karl Marx disse em seus livros.

No fim, ou se é bom cristão assumindo toda as condições deixadas por um sistema de fé transcendente, ou se é marxista, ateu e materialista. Desculpe, os dois, não tem jeito!


(Ref.: Bíblia Sagrada; Marxismo: na contramão do bom senso; Blog professor Wellington Costa; Burke Instituto Conservador; Carta Encíclica Divinis Redemptoris Papa Pio Xl).



As opiniões contidas na crônica acima não refletem necessariamente as posições do Portal Via Direta.

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page