top of page

Conheça o Golpe do Aniversário

Polícia Civil prende jovem em Joinville por aplicar golpe com máquina de cartão adulterada

foto: Polícia Civil


No sábado (10), a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 22 anos no bairro Boa Vista, em Joinville, suspeito de aplicar o chamado Golpe do Aniversário, crime que vem sendo registrado em várias regiões do Brasil.


Segundo as investigações, os criminosos se passam por representantes de empresas e entram em contato com as vítimas no dia de seus aniversários, oferecendo um “presente” mediante o pagamento de uma suposta taxa de entrega. Alegando não aceitar dinheiro em espécie, os golpistas utilizam maquinetas de cartão adulteradas para aplicar o golpe no momento em que a vítima digita a senha.


Com isso, grandes quantias são subtraídas das contas bancárias das vítimas, que geralmente só percebem a fraude ao serem notificadas pelos bancos posteriormente.


Na sequência da prisão, a polícia localizou, em um condomínio na zona leste de Joinville, diversos objetos de origem ilícita, incluindo máquinas de cobrança de várias marcas, celulares, cartões de crédito e duas motocicletas usadas nos crimes.


De acordo com a Polícia Civil, cerca de 25 vítimas foram identificadas apenas no último mês em municípios como Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu e Joinville. O prejuízo estimado chega a R$ 300 mil.


A ação faz parte de uma operação conjunta que envolve a Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE/Joinville), o Departamento de Investigações Criminais (Decod), além de outras delegacias e o apoio da Guarda Municipal. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema fraudulento.



Comments


bottom of page