top of page

Xeque-Mate na Política Catarinense

Tome Nota com Enio Alexandre

Jorginho Mello quer o deputado Sargento Lima cuidando da segurança de Santa Catarina


O xadrez político em Santa Catarina está prestes a sofrer uma reviravolta com as mudanças anunciadas pelo governador Jorginho Mello. E quem ganha destaque no tabuleiro é o deputado estadual Sargento Lima, cotado para assumir a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Ao mexer nessa peça, o governador Jorginho Mello não apenas reorganiza o seu secretariado, mas também desencadeia uma série de movimentos que prometem alterar o cenário político em Joinville.


A entrada de Sargento Lima na Secretaria de Segurança significa a perda de um deputado estadual para a cidade, mas, em contrapartida, Joinville ganhará um representante federal com a possível volta do Coronel Armando a Brasília.

O anúncio do governador revela que mudanças significativas estão a caminho. Estenner Sorato Junior, após um ano na Secretaria da Casa Civil, dará lugar ao advogado Felipe Mello, filho do governador e ex-secretário em governos passados.


A dança das cadeiras também atinge a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, com o Coronel Armando prestes a passar o bastão para o Coronel Fabiano de Souza, dos Bombeiros Militares de Santa Catarina. Armando, que foi deputado federal na última legislatura e que recebeu 55.924 votos nas eleições, deve regressar à Câmara dos Deputados, ocupando o lugar da atual deputada Daniela Reihner, cogitada para uma função estratégica na Secretaria Regional do Oeste.


A nomeação de Sargento Lima para a Secretaria de Segurança agita os bastidores da área, conquistando o apoio dos praças. Essa indicação não é apenas uma escolha política, mas também uma resposta aos anseios dos praças, que almejam, ao se aposentarem, ascender a uma patente superior, à semelhança dos oficiais.


Essa mexida no secretariado também representa uma vitória para a bancada do PL na Assembleia Legislativa, que convenceu o governador da necessidade de manter Maurício Peixer de Joinville no mandato, o que vai acontecer com as mudanças que devem ser confirmadas nos primeiros dias de janeiro.


Ao assumir a Secretaria de Segurança do Estado, Sargento Lima, consolida sua posição como um dos deputados mais alinhados com o governador Jorginho Mello e, salvo alguma mudança de estratégia, ele ganha força na disputa pela prefeitura de Joinville.


Assim, enquanto as peças se movem no xadrez político catarinense, a população aguarda para ver como essas mudanças impactarão na governabilidade de Jorginho Mello e nas eleições municipais.




273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page