top of page

Vitória logística para Joinville

Receita garante operação no aeroporto de Joinville

Articulações garantem segurança jurídica para operações do Terminal de Cargas do Aeroporto de Joinville


A Receita Federal publicou, na noite de terça-feira (13), a Instrução Normativa 2.266, que assegura a continuidade das operações no Terminal de Cargas do Aeroporto de Joinville com segurança jurídica. O texto mantém a área como zona primária, evitando alterações nas tarifas cobradas pelo serviço.


Segundo o prefeito Adriano Silva, a medida evita perdas econômicas para a cidade. “Ela traz segurança jurídica para os envolvidos no trabalho de importação e exportação, resolvendo uma questão que afeta Joinville e outras cidades do país”, afirmou.


Em 2023, uma mudança nas tarifas ameaçou inviabilizar o transporte de mercadorias, com possíveis perdas de até R$ 130 milhões anuais. A situação levou à reclassificação temporária do aeroporto no início deste ano.


Durante esse período, a Prefeitura de Joinville, a operadora do terminal, entidades empresariais e representantes políticos — como o vereador Diego Machado e o senador Esperidião Amin — intensificaram articulações em Brasília. O secretário de Governo, Gilberto Leal, representou o município na audiência com o Governo Federal.


“O que defendemos foi aceito pela Receita Federal. Isso garante que os empresários continuem utilizando o aeroporto de Joinville, que segue como ponto estratégico da logística no Sul do Brasil”, destacou Leal.

Comments


bottom of page