Antônio Rodrigues, prefeito de Barra do Sul, está preso desde dezembro de 2022
Na segunda-feira (19), os vereadores de Balneário Barra do Sul tomaram a decisão de extinguir o mandato do ex-prefeito Antônio Rodrigues. O motivo para a destituição foi o fato de Rodrigues ter se tornado réu na Operação Mensageiro em maio deste ano. Ele é acusado de receber propina em troca de favorecer a empresa Versa Engenharia, anteriormente conhecida como Serrana, em contratos de serviços de saneamento no município.
A extinção do cargo de prefeito foi oficializada por meio do Decreto Legislativo nº 15/2023, embasado no Artigo 189 da Lei Orgânica do Município. Conforme a legislação vigente, o cargo pode ser extinto quando o prefeito se ausenta por mais de 15 dias sem licença concedida pela Câmara de Vereadores. No caso de Antônio Rodrigues, ele se encontra detido devido à Operação Mensageiro e havia solicitado uma licença de 180 dias para o seu mandato. No entanto, o prazo da licença se esgotou e nenhuma nova solicitação foi feita, o que levou à perda do cargo.
O vice-prefeito Valdemar Baraúna da Rocha assumirá a posição de prefeito de forma definitiva. A cerimônia de posse está agendada para as 17h30 desta terça-feira (20) e ocorrerá na Câmara de Vereadores.
Comments