top of page

Verdades milenares

Luiz Carlos Prates


O ser humano cria defesas para todos os seus desatinos. Não existe essa história de “ele não sabia”. Sabia sim, deu o passo em falso porque quis. Todos nós temos nos baús da mente a intuição; intuição é conhecimento sem consciência, sei que sei, mas não sei por que sei... E em sendo assim, não existem os inocentes do mal. Uma criança, dois anos, sabe bem quando faz algo errado, sabem sim. Sabe pela “programação” natural dos humanos, uma espécie de instinto moral que nos leva a fazer o que não é correto ou o contrário. Quando uma “criancinha” pega o doce de outra ela sabe o que está fazendo. E por isso deve levar o castigo adequado, sem complacências. Dou estas voltas, leitora, para chegar a uma frase do outrora chamado de “médium”, o Chico Xavier. Chico escreveu uma obviedade milenar, nada de “espíritos”, ele disse que – “Teu destino está constantemente sob teu controle, embora ninguém possa voltar atrás e fazer novo começo, qualquer um pode começar e fazer um novo fim”. Agora, fique claro, quando ele disse que nosso destino está constantemente sob nosso controle, ele não quis dizer outra coisa senão o que os gregos milenares já diziam: nosso destino está no nosso modo de pensar. O controle está no pensar. Assim como você pensa você é... Nada de novo abaixo do sol. Nossas colheitas na vida resultam de nossas semeaduras. Vamos lá. As mulheres levianas, jovens, mais das vezes, que se deixam levar pelos enganos sobre a pílula do dia seguinte. Fazem o sexo leviano e inseguro que fazem e no outro dia, gulp, se envenenam com uma pílula do dia seguinte. Outros e outras tomam pílulas contra uma doença que não existe, aquela da hiperatividade e déficit de atenção. Ninguém faz o que não deve nem deixa de prestar atenção ao que lhe interessa. Isso já está de sobejo comprovado. Outros consomem drogas pesadas e com álcool... E ninguém sabe ou desconfia desses erros? Ah, vão mentir lá na salinha dos fundos da “minha” delegacia. Não há ingênuos, nunca houve, e não há desprotegidos. Todos sabem o que fazem e fazem para o seu bem, ainda que ferrem com muita gente. Ninguém vai conseguir despejá-los, o bem e o mal moram no andar de cima, em nossas cabeças. Ninguém ignora isso! Ninguém.


Vida

Que coisa acabrunhante ver pessoas que têm dinheiro no banco, sobrando mesmo, mas... Com a vida por um fio, com um problema de saúde grave, enquanto muitos topetudos, hoje saudáveis, não se dando conta de que suas ganâncias lhes vão encurtar os prazeres na vida, senão a própria vida. Idiotas que vivem pelo “eu tenho e tu não tens”. Almas e vida pequenas. Desapegar-se e viver o bem é o paraíso possível na Terra, o único...


Pensar

Pensar e não dizer é um grande negócio, talvez o maior na vida. Acabo de ler a declaração de um cantor gospel que passou por um grave acidente e escapou por pouco. Ele disse enfaticamente: - “Deus não me desamparou”. – Ah, camarada, para e pensa, não digas bobagens levianas! Quer dizer que todos os que morrem por aí em acidentes foram desamparados pelo teu deus? Para e pensa, bobão.



Falta Dizer

Conselho para quem tem a mania de pensar em voz alta, não o faça na presença de absolutamente ninguém. Desconfiar faz bem. Pensar e não falar é virtude dos inteligentes. Exceção? Sim, podemos pensar em voz alta, desde que diante do nosso cachorrinho. Esse é 100% confiável... Só ele.

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page