O prefeito Clenilton Pereira informando sobre o decreto.
O município de Araquari publicou decreto, na última quinta-feira (23/09), que torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para todos os mais de 1.100 servidores públicos. A medida vale para efetivos, em comissão, empregados ou agentes públicos da Administração direta, autarquias ou fundações. A recusa, sem justa causa, caracteriza infração de natureza sanitária, possibilitando adoção de medidas administrativas. O decreto diz ainda que os servidores que não se vacinaram, respeitando o calendário vacinal, devem apresentar justificativa médica.
A responsabilidade da aplicação do decreto fica a cargo da Secretaria de Gestão de Pessoas. De acordo com a secretária da pasta, Priscila Gomes, quem faz parte do grupo de risco e ainda não retornou ao trabalho presencial deverá passar por avaliação do médico do trabalho, respeitando o prazo de 28 dias após a segunda dose da vacina. Lembrando que cada secretário irá solicitar aos servidores de sua respectiva pasta o comprovante vacinal para que possa ser anexado à pasta funcional de cada funcionário.
Desde o início da campanha de vacinação, Araquari já aplicou 34.128 doses da vacina, sendo que 11.355 pessoas foram imunizadas com a 1ª e 2ª dose, e 22.773 já receberam a primeira dose. O município conta com seis salas de vacinação (Centro, Porto Grande, Itinga I e II, Rainha e Itapocu), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacinação está liberada para adolescentes de 12 a 17 anos e adultos a partir de 18 anos.
Comentários