top of page
  • Foto do escritorRDB

Uma vaga do Gaxanduva

Atualizado: 25 de out. de 2021

LETRINHAS DO RDB - por Roberto Dias Borba


O Juventus, com o empate na abertura da rodada, no sábado, e a ACM/Estacaville, que passa a ter chances, e o Paraíba, que oscila entre perdas e ganhos, devem estar definindo provavelmente na penúltima rodada, na semana que vem, uma das vagas para as semifinais da Primeirona. Neste grupo B, o América entra como o intruso, mas com seu futebol de recuperação após a chegada do técnico Nego (Joaquim Fernandes Lima Júnior). Os próximos confrontos já poderão dar mais clareza para a reta de chegada desta segunda fase – Juventus x ACM/Estacaville e Paraíba x América. Aliás, os dois jogos em terras do Guaxanduva.


O América é o “intruso” do grupo B

foto: Roberto Dias Borba


Time da pesca e da bola


A habilidade na pesca é essencial para os moradores da região, que sobrevive em sua maioria desta atividade no mar. O divertimento é em terra, ou seria sobre a grama, mostrando um jeito peculiar de conduzir uma bola em campos de futebol. É neste enredo que o Morro do Amaral deixou de ser uma surpresa na Primeirona para se candidatar a uma das duas vagas do grupo A.

Depois da vitória deste domingo, dia 24, sobre o Aviação por 2 a 1, em pleno reduto do adversário, o Morro do Amaral tem nas duas últimas rodadas a possibilidade de confirmar sua classificação jogando repetidamente em casa, primeiro contra o papão Pirabeiraba e, depois, enfrentando o atual campeão, o Tamandaré.



Teté, o personagem da rodada


O narrador Marinho Borba ficou intrigado com a desenvoltura do camisa 8 do Morro do Amaral. Em cada lance, principalmente para marcar seu território e impedir qualquer investida do Aviação, lá estava o murrinha Teté. Caia, já levantava; cometia a falta e logo ficava à frente da bola para não deixar o adversário bater com rapidez. Um volante nos lances defensivos e um armador quando seu time saia para o ataque. Sempre estava presente. É o Teté que fez Marinho Borba gastar muita saliva de tanto que pronunciou seu nome.



Pirabeiraba volta a respirar


A vitória sobre o líder do grupo Tamandaré recolocou o Pirabeiraba no ritmo que vinha apresentando na fase de classificação. Pode ter sido um magro 1 a 0 e que resolve momentaneamente para garantir ao time do peixe a segunda colocação, mesmo que todos os quatro concorrentes estejam empatados em pontos. O técnico Da Silva terá agora que ir ao Morro do Amaral e decidir em casa, na última rodada, com o Aviação, pelo critério de desempate, agora o terceiro colocado.


Uma vaga para cinco


Serbi, Sercos e Caxias já estão entre os semifinalistas na Segundona. A quarta vaga, após os jogos deste domingo, dia 24, está no momento com o Estrela da Praia (venceu o Gualicho, no Papagaio), mas corre riscos com a aproximação do União do Oeste (quinto no desempate), Aventureiro (estava em quarto antes desta rodada) e União Timbé. Fluminense e Insanos, os dois últimos, ainda respiram pela matemáticas, mas dificilmente escapam do rebaixamento.


A casa da mãe Joana


Joinville desistiu das competições da Fesporte com a alegação de estar fazendo uma grande economia. É, sim, uma economia burra. Atletas inteiras e suas comissões técnicas estão presentes na Olesc e nos Joguinhos Abertos, mas usando outros uniformes. A ginástica rítmica representa Criciúma; o basquete masculino embarcou para Videira; o caratê e o vôlei masculino foram para São José, além de duas atletas do handebol feminino atuam por Balneário Camboriú.

E como fica a desculpa esfarrapada da economia. Pode até deixar de ter um gasto neste ano, mas se quiser competir em 2022 terá que voltar a partir das fases microrregionais. Que o pessoal da Sesporte comece a trabalhar logo para não ter que ficar mais três anos de braços cruzados.


Copão Kurt Meinert corre risco


O faz de conta que está funcionando deverá levar a Sesporte a rever a realização do Copão Kurt Meinert, a maior certame do futebol varzeano catarinense. A mudança no sistema de disputa e a desculpa da busca de apoiadores indica que a competição poderá ser mais uma das atingidas na economia municipal com o esporte da cidade. Parando quase parado.


Torcida e torcedores


O ciclo do esporte ocorre com base nos resultados. A situação já ocorreu no início dos anos 1990, onde o futebol de campo estava em baixa, deixando espaço para as modalidades de quadra. Na época, quem ganhou foi o basquete masculino, que no momento está em baixa. Desta vez, com os insucessos nos gramados, é o futsal que passará a ter a responsabilidade de manter em alta o moral do torcedor joinvilense.


Título de profissional


Aos 18 anos, o jovem Pedro Boscardin, da RS Tennis, de Joinville, conquistou, neste domingo, seu primeiro título profissional em simples no torneio de Rio do Sul (SC), com premiação de US$ 25 mil. A conquista do primeiro título como profissional estará dando a Pedro um salto enorme no ranking.


Site atualizado após a rodada


A Liga Joinvilense de Futebol consegue ter em seu time (www.ljf.com.br) a atualização que o mundo virtual pede. E logo após a conclusão das rodadas das três séries do adulto os resultados já estavam disponibilizados, junto com as classificações.


Primeirona


América 1 x 1 Juventus

Pirabeiraba 1 x 0 Tamandaré

ACM/Estacaville 2 x 0 Paraíba

Aviação 1 x 2 Morro do Amaral


Classificação


Grupo A


1º Tamandaré 5, 2º Pirabeiraba 5, 3º Aviação 5, 4º Morro do Amaral 5


Grupo B


1º Juventus 8, 2º América 5, 3º Paraíba 4, 4º ACM/Estacaville 4


Segundona


Atlanta 1 x 2 União do Oeste

Serbi 3 x 0 Fluminense

Sercos 4 x 0 Insanos

União Timbé 1 x 0 Aventureiro

Estrela da Praia 3 x 2 Caxias


Classificação


1º Serbi 38

2º Sercos 37

3º Caxias 31

4º Estrela da Praia 22

5º União do Oeste 22

6º Aventureiro 21

7º União Timbé 16

8º Atlanta 13

9º Fluminense 7

10º Insanos 7


Terceirona


NB 7 x 1 Joinvilense

Marítimo 1 x 4 Amigos da Vila

Fagundes 1 x 5 Adhemar Garcia

Atlético Paraíba 3 x 1 Real Raia


Classificação


1º Adhemar Garcia 40

2º NB 27

3º Atlético Pirabeiraba 25

4º Real Raia 21

5º Amigos da Vila 19

6º MEC 19

7º Marítimo 10

8º Fagundes 9

9º Joinvilense 8

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page