top of page

Turbidez do rio Piraí compromete abastecimento na zona Sul




A Estação de Tratamento de Água do Piraí, que abastece 25% da população de Joinville, está operando nesta terça-feira (14) com capacidade parcial. O motivo é a alta turbidez do rio, causada pelo grande volume de chuva.


Por esse motivo, os bairros abastecidos pelo sistema Piraí – Boehmerwald, Floresta, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo, Santa Catarina e São Marcos – estão com o abastecimento comprometido.


O retorno do abastecimento acontece no decorrer da madrugada, com a pressão da água reduzindo ao longo do dia. A situação deve permanecer até a melhora das condições climáticas, isto é, após a redução da quantidade de chuva na região do rio Piraí.


Com o aumento da turbidez do rio, que é a quantidade de areia, argila, algas e outros componentes, a limpeza dos filtros na estação precisa ser feita com mais frequência, diminuindo o ritmo de produção de água tratada.


A turbidez elevada no rio não prejudica a qualidade da água fornecida pela Companhia, que segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde. Por isso, quando a turbidez no rio está alta, a produção de água é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue dentro dos padrões de potabilidade exigidos.




119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page