top of page
Foto do escritorEnio Alexandre

Tome nota com Enio Alexandre

Turismo Náutico em Joinville


foto: Sávio Tomaselli


O vereador Wilian Tonezi (Patriota) propôs a criação do Setor Especial de Interesse de Turismo Náutico em Joinville. Por meio de um projeto de lei complementar, o parlamentar quer, na prática, fazer uma emenda na Lei de Ordenamento Territorial para que o novo setor passe a existir.


Com a proposta, Tonezi pretende estimular as atividades comerciais e turísticas no âmbito náutico, por meio de hotéis, resorts, restaurantes, passeios, etc. Para ele, Joinville tem potencial marítimo e fluvial, mas que não é valorizado.


Pelo projeto, ficam determinadas como áreas de turismo náutico regiões que possuem marinas, como os bairros Espinheiros e Jardim Iririú, e a foz do Rio Cubatão. As áreas que margeiam os rios Cachoeira e Bucarein, nos bairros Bucarein, Boa Vista e Guanabara, também seriam contempladas.


A verdade é que Joinville virou as costas para a baía da Babitonga. Passou da hora de valorizarmos essa região tão bela da cidade.


Governador e o avião


Deu o que falar uma viagem do governador Carlos Moisés, que esteve em Brasília para assinar a filiação ao Rebublicanos. O problema é que circulou a notícia de que a aeronave utilizada na viagem, um Cessna Citation II, teria feito falta para transportar uma criança de Caçador, que precisava de cuidados médicos urgentes. Segundo nota do governo, na data em questão o governador estava com o avião em agenda oficial, nos eventos alusivos ao aniversário de Joinville e vistoriando obras. Em seguida foi a Brasília, para uma agenda oficial às 11h15min do dia 10 de março, na Procuradoria Especial em Brasília, entre outros compromissos. ( Assinar filiação?). Sobre a criança, no dia 8 (terça) foi solicitada a transferência por transporte aéreo, em função da distância entre Caçador e Florianópolis. No dia seguinte ao pedido, 9 de março (quarta-feira), o paciente foi transportado em aeronave contratada pelo Estado por meio da Secretaria Estadual da Saúde. Ou seja, o pedido foi atendido sem qualquer prejuízo à saúde da criança”, diz a nota.


Congresso de Servidores Públicos


Cerca de mil servidores da Prefeitura de Joinville que ocupam cargos de liderança foram recebidos para o primeiro dia da ExpoServir – I Congresso de Lideranças da Prefeitura de Joinville. O encontro está sendo realizado no Centro de Convenções Expoville e começou com a palestra “Uma vida vitoriosa”, do lutador joinvilense Victor Miranda. O atleta, que se destacou no UFC, falou sobre superação de desafios. A ExpoServir vai até quinta-feira (17) e contará com palestras e workshops de formação para o aperfeiçoamento em fluxos e processos que estão presentes na rotina das lideranças.


Vegetação no asfalto


foto: Carlos Brandão


A avenida Beira Rio, como é conhecida a via que inicia na Procópio Gomes, corta o centro e chega na zona norte, tem um trecho subutilizado há bastante tempo. Primeiro foi um corredor exclusivo de ônibus sem nenhuma utilidade. Com a queda da calçada em frente à prefeitura de Joinville, a avenida teve outra parte interditada. Essa foto do jornalista Carlos Brandão é emblemática. A vegetação crescendo em meio ao asfalto. Até parece que o trânsito flui tranquilamente em Joinville para termos o luxo de fechar trecho de uma via central.



Regras para ambulantes


Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Joinville um Projeto de Lei que cria novas regras para o comércio itinerante. O projeto é de autoria do vereador Neto Petters (Novo), co-assinado por mais 15 vereadores, e tem o objetivo de permitir esse novo estilo de negócio que atualmente funciona de forma irregular.

De acordo com o vereador Neto, o projeto traz regras para que não haja concorrência desleal, respeitando as mesmas regras que os comércios tradicionais como Zoneamento, Bombeiros, Vigilância, e estabelecendo um distanciamento entre o comércio itinerante e o tradicional da mesma atividade. Para isso, foi conversado com as entidades para que o projeto sirva de forma a desburocratizar, sem que ninguém seja prejudicado.

O projeto seguirá o trâmite na Casa e em breve será discutido nas Comissões.



164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page