Araquari inclusiva
O prefeito de Araquari Clenilton Pereira deu posse, nesta semana, aos eleitos para integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) para o biênio 2022/2024, conforme determina a Lei Municipal. O COMDE é composto por 20 pessoas - entre titulares e suplentes -, representando o Poder Executivo e a sociedade civil.
Presente na cerimônia, Clenilton destacou a importância do Conselho para desenvolver ações de inclusão social no município. “Quando temos pessoas determinadas, sensíveis e engajadas à causa, percebemos o envolvimento deles, agora na posição de conselheiros, como promovedores de mudanças importantes na socidade. Para o município, especialmente para as pessoas com deficiência, isso é uma grande conquista”, afirmou.
Choque em poste
Uma mulher de 46 anos morreu na última sexta-feira (04/03), em São Paulo, após encostar em um poste metálico de iluminação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os policiais militares que faziam patrulhamento pela região viram a mulher agarrada ao gradil da estrutura metálica. O resgate foi acionado e constatou a morte da mulher no local. Não é a primeira vez que vemos isso acontecer. Certamente será possível descobrir o que provocou o choque e identificar o responsável. O problema é que as indenizações nesses casos no Brasil não são um problema para as empresas. Geralmente o valor estabelecido pela Justiça não causa transtornos ao cofres dos responsáveis, assim o zelo com a segurança não é levada a sério. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma situação dessas garantiria à família uma indenização na casa dos milhões de dólares.
JEC encolhendo?
Após a vitória sofrida contra o modesto Barra, por 2 a 1, o Joinville evitou a humilhação de ser rebaixado para a segunda divisão catarinense. Logo depois do apito final vi algumas declarações de atletas que me assustaram. Desde quando o JEC celebra não ser rebaixado em Santa Catarina? Quando foi que o clube perdeu a ambição? O Joinville é um clube médio do Brasil e gigante em Santa Catarina. Não é possível admitir atletas comemorando porque o time encerrou a competição estadual na nona posição. O Joinville Esporte Clube precisa recomeçar.
Ônibus em Pirabeiraba
Deram o que falar as imagens capturadas por um morador de Pirabeiraba que registrou um ônibus da Transtusa atravessando uma ponte sobre o Rio Cubatão encoberta pela água e com crianças a bordo. A maioria das pessoas defendeu o motorista. Entendem que o local é seguro e que os estudantes não corriam perigo. Penso diferente. Uma coisa é você estar dirigindo o seu carro e resolver arriscar. Outra, completamente diferente, é uma empresa que transporta estudantes permitir que seus motoristas façam isso. Excesso de cuidado nunca é demais com estudantes. Até porque eles serão motoristas no futuro. Precisam conviver com bons exemplos.
Ainda os respiradores
O deputado estadual Sargento Lima lembrou essa semana que os R$ 33 milhões gastos pelo estado na compra dos respiradores e que nunca foram entregues não estão nos cofres do governo como vêm afirmando enfaticamente os aliados do governador. Segundo o parlamentar de Joinville, há muito por esclarecer sobre o assunto. Existe sim, segundo Lima, bens que foram alienados como garantia. Muita gente se deu bem com essa negociata e não sofreu consequência.
Cursos para produtores rurais
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), oferece cursos gratuitos aos produtores rurais, neste mês de março. Os cursos contam com a parceria do Sindicato Rural de Joinville.
As aulas serão ministradas na sede da UDR/SAMA (Rodovia SC 418, 271 – Escola Agrícola, Pirabeiraba), das 8h às 17h. Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser produtor ou trabalhador rural.
No dia 7/3 (segunda-feira), ocorre o curso de Proteção de Nascentes nas Propriedades Rurais, que ensina a identificar, cercar, limpar e controlar esse importante recurso hídrico.
Outro curso agendando para o dia 7/3 – e também dia 8/3 – é o de Soldador (arco elétrico com eletrodo revestido).
Nos dias 10 e 11/3 (quinta e sexta-feira) é a vez do curso de Apicultura – Manejo de Colmeias. Os alunos aprenderão a importância das colmeias, identificação, materiais, acessórios, preparo, implantação, povoamento, condução e controle das abelhas.
As inscrições podem ser feitas na UDR, pelos telefones (47) 3424-1188 ou 3424-1177 ou pelo e-mail edvaldo.cunha@joinville.sc.gov.br.
Comments