O Tamandaré espera repetir a façanha de 2019
Foto: Bruno Gustavo Pensky
Restam duas vagas para o quarteto estar formado e dar início, na semana que vem, nas semifinais da Primeirona, neste ano em disputa do Troféu Pró-Rim. Em relação ao certame anterior, em 2019, não deveremos ter grandes novidades. Até agora, Juventus e Morro do Amaral repetem a classificação da última competição, que ainda poderá repetir Tamandaré, com mais chances, e América, com possibilidades reduzidas, e assim as caras serão as mesmas.
Pela segunda vez seguida, o Pirabeiraba poderá estar de fora do pódio, e a ACM/Estacaville tem até chance mais acentuada para disputar uma das quatro primeiras posições. Para recordar como foram as semifinais de 2019: Tamandaré x América e Juventus e Morro do Amaral. O Tamandaré foi o campeão.
O Paraíba é que tem grandes chances de quebrar essa escrita e ser verdadeiramente como uma novidade. O time do Jardim Iririú foi terceiro na fase de classificação e entrou nos quadrangular sem acertar o pé como deveria, ou dar sequência na campanha. A regularidade voltou nas últimas rodadas e isso o América ficou sabendo na semana passada.
Os pequenos campeões do JEC, com o comando de Juari Juliano
Foto: JEC/divulgação
JEC e a base
Nos anos mais amargos das vida do JEC, os garotos da categoria sub-11 poderão lembrar um dia que foram campeões quando o clube estava completamente fora de série. Com o craque Juari Juliano no comando, esta garotada conquistou em São José, região de Florianópolis, o título da Copa BG Prime Kids. É o início de uma vida e com o esporte dando esta oportunidade para uma nova geração onde talvez possa ter um novo talento. Na decisão, a garotada do JEC fez 3 a 1 no Grêmio e garantiu o troféu para o Joinville.
Sempre foi assim sem dar a devida importância
A trajetória do JEC, quando surgiu em janeiro de 1976, sempre foi de reunir garotos em suas categorias de base por simples obrigação perante o que determinava as leis futebolísticas. Muitos talentos apareceram naturalmente. Primeiro foram os nativos que chegavam para uma oportunidade e sempre ficavam pelo caminho. Depois, vieram aqueles atraídos pela nova estrutura, que apareciam de diferentes cidades catarinenses.
Apenas com a chegada do técnico Diede Lameiro que o Tricolor deu atenção e as oportunidades para os jovens. E foi com Diede que o JEC participou pela primeira vez da Taça São Paulo de Futebol Júnior, em 1981, precisando fazer ajustes que não estavam nos planos, mas passaram a trazer resultados. As reposições do time principal nem sempre foram com a chegada de craques do cenário nacional. Alguns garotos passaram a ter espaço com a camisa titular.
E o principal e maior ganho foi em 2009, quando o volante Ramires (emprestado ao Cruzeiro de Belo Horizonte) foi negociado com o futebol europeu. O Joinville teve um retorno fantástico, mas o dinheiro fugiu pelo ralo e as dívidas se acumularam e novos Ramires não surgiram. E tudo pela economia burra de não gastar com a base.
O que Lebon Régis pode que Joinville não pode
O trabalho de Ivens Fernando não para e não pode esperar por licitações e pela burocracia, E foi assim que o futsal feminino, com endereço e treinos em Joinville, foi representar Lebon Régis, no Planalto norte catarinense. Sem nenhuma tradição esportiva, os seus pouco mais de 12 mil habitantes foram brindados com a inclusão na lista dos campeões da Olesc, na primeira e talvez única vez que este fato ocorre. E tudo por Joinville desprezar uma geração inteira de talentos esportivos.
Os mascotes de JEC/Futsal e Magnus voltam a se encontrar na Liga Futsal
Foto: divulgação JEC
JEC/Futsal em quadra
A manhã deste sábado, dia 6, promete ser de muita emoção e um grande jogo de futsal. O Joinville estará recebendo, no Centreventos Cau Hansen, a forte e temida representação do Magnus. O confronto, a partir das 11 horas, será uma repetição do que ocorreu nesta mesma fase do certame de 2010, quando os paulistas tiveram duas vitórias – um surpreendente 7 a 0 em Joinville e 2 a 1 em Sorocaba. Os ingressos devem ser adquiridos pela internet, no diskingressos.com.br. A TV Brasil, vai transmitir o jogo ao vivo.
Dez jogos, uma vaga e três candidatos
A Segundona está a dez jogos da conclusão da fase de classificação. Serbi, Sercos e Caxias já estão confirmados nas semifinais. A quarta e última vaga, atualmente nas mãos e pés do União do Oeste (25 pontos), tem ainda outros dois candidatos – Estrela da Praia (22) e Aventureiro (21), com remotas chances para o União Timbé (19), que joga a última oportunidade contra o União do Oeste na Arena Miguel. Todos os jogos ocorrem neste domingo, a partir das 15h15.
Penúltima rodada da Segundona
Estádio Papagaio Vieira – Boa Vista
Estrela da Praia x Atlanta
Caldeirão do Itaum
Fluminense x Insanos
Estádio José Paulino Vieira – Costa e Silva
Sercos x Aventureiro
Estádio Giosseppi Tomelin – Itinga
Serbi x Caxias
Arena Miguel – Estrada Timbé
União Timbé x União do Oeste
Quatro jogos, duas vagas e quatro candidatos
Adhemar Garcia, já confirmado com a primeira colocação, e NB (mesmo que mais um ponto não seja ruim) já estão garantidos nas semifinais da Terceirona. E as duas últimas vagas serão disputadas pelo Atlético Pirabeiraba (25), Real Raia (24), enquanto correm por fora o MEC (22) e Amigos da Vila (22). A LJF programou os quatro jogos para as 10 horas deste domingo.
A última rodada de classificação da Terceirona
Estádio João Oligine – Jardim Iririú
NB x Real Raia
Estádio Eduardo Lickfett –Itinga
Fagundes x Amigos da Vila
Estádio Severino Fiamoncine – Jativoca
MEC x Adhemar Garcia
Recanto Davet – Pirabeiraba
Atlético Pirabeiraba x Marítimo
Velhinhos e nem tanto
A bola é a maneira mais eficiente para a socialização. Isso também envolve a categoria master, onde muitas pessoas desta idade aceitam a ociosidade como normalidade, enquanto uma minoria prefere se movimentar igual aos participantes do certame citadino master que a Liga Joinvilense de Futebol de Salão. A competição terá a decisão neste sábado, dia 6, no Ginásio Abel Schulz.
A programação das finais inicia às 19 horas, com a disputa de terceiro lugar entre TF Metais e Baterias Enerfree/MHP. Logo depois, às 20 horas, a decisão será entre Única Futsal e EC Fátima.
As semifinais agitaram a noite de quarta-feira. TF Metais e Única Futsal empataram por 1 a 1 no tempo normal. Nas cobranças de pênaltis, a Única Futsal venceu por 4 a 1. Logo em seguida, o EC Fátima derrotou a Baterias Enerfree/MHP por 2 a 0. LETRINHAS DO RDB
Roberto Dias Borba
コメント