top of page
  • Foto do escritorRDB

Saci cobra o pênalti que garantiu a vitória da ACM no Olímpico

LETRINHAS DO RDB por Roberto Dias Borba


Saci cobra o pênalti que garantiu a vitória da ACM no Olímpico


Classificação com craques dentro e fora de campo


A classificação da ACM/Estacaville parecia ser uma tarefa difícil, quase impossível, diante do concorrente Paraíba ter a faca e o queijo na mão. Mesmo contra todos os prognósticos mais pessimistas, o time da região leste está entre os semifinalistas da Primeirona, aparecendo na segunda colocação do grupo onde o Juventus foi um verdadeiro leão neste momento decisivo dos quadrangulares.

Fora dos gramados, Paulo Sérgio dos Santos, o indefectível Paulo da Estacaville, o dirigente que se decepcionou nos últimos dois anos, quando a vaga para a fase decisiva acabou “batendo na trave”, encontrou nas quatro linhas alguém que mostrou eficiência, raça, liderança e a experiência necessária para garantir os três pontos contra o América em pleno Estádio Olímpico. O franzino Wellington Aleixo dos Santos, ou apenas Saci, com seus 36 anos de vida e de bola, foi o diferencial para esta importante conquista, tendo é claro a contribuição de todo grupo.


Lições que a bola ensina


O futebol, que nos tem deixado frustrados ultimamente por algumas mesquinharias, ainda pode ser levado a sério pelas boas demonstrações. Veja que a classificação do Juventus já estava definida e não precisaria se preocupar com mais nada. Errou quem pensava assim. O time do técnico Teco Fernandes entrou em campo contra o Paraíba para ratificar sua vaga às semifinais e jogou para ser vencedor. É uma demonstração que assim se precisa pensar e agir sempre.


A vitória foi importante para consolidar o Juventus na competição e também para dar sustentação para os passos seguintes, quem sabe ter cacife para estar em mais uma decisão. Venceu por ter a vontade de jogar, que deu garantias aos adversários que atuavam em jogo paralelo. A ACM/Estacaville se beneficiou em parte pelo sucesso do Juventus. Afinal, nada adiantaria o Moleque vencer e ocorrer um empate no Estádio Olímpico.


Morro do Amaral intransponível


A rodada dominical trouxe mais emoções e a comprovação que jogar futebol fica ainda melhor quando se busca a vitória. O Morro do Amaral também demonstrou que correr em busca dos três pontos representa a razão para se entrar em campo. O jogo poderia terminar empatado e daria a vaga para os dois times, mas o aplicado Morro do Amaral derrotou o Tamandaré por 1 a 0 e tirou o time da Colina da caminhada pelo bicampeonato. O placar favoreceu e salvou o ano do Pirabeiraba, que venceu o Aviação por 3 a 2. No critério de desempate, o Pirabeiraba levou vantagem sobre o Tamandaré pela vitória no returno dos quadrangulares.


Mudanças de rota da bola


A Sesporte está em dívida com os times do futebol varzeano de Joinville. O Copão Kurt Meinert, que poderia estar retornando depois da calmaria pós Covid, vai ficar na prateleira. A bola, no entanto, não fica muito tempo longe dos gramados. Por isso, o Clube 31 de Julho já está preparando uma mudança de rota para em 2022 estar entre os filiados à Liga Joinvilense de Futebol.

O 31 de Julho, campeão em 2015 e assíduo participante do Copão, deverá estar no ano que vem entre os integrantes da Terceirona da LJF, seguindo o mesmo caminho que muitas agremiações fizeram desde os anos 1980.


União do Oeste fica com a quarta vaga


A Serbi, mesmo com uma rodada de antecedência, consolidou-se na liderança da Segundona. Neste domingo, na penúltima rodada da fase de classificação, o União do Oeste garantiu a quarta vaga, com uma goleada por 6 a 0 sobre o União Timbé. O Estrela da Praia entrou na rodada precisando vencer e ficou só no empate por 1 a 1 com o Atlanta. O Aventureiro, outro que ainda tinha chances matemáticas, conseguiu um empate por 2 a 2 fora de casa frente a Sercos.


Para buscar a recuperação fora de casa


O JEC Futsal ficou próximo de chegar a um resultado positivo no Centreventos Cau Hansen, ficando em desvantagem contra o Magnus no primeiro jogo das quartas de final da Liga Futsal 2021. Para se recuperar da derrota por 3 a 2, no sábado, o Tricolor precisa vencer em Sorocaba, no dia 13, no tempo normal e também na prorrogação para seguir adiante em busca do cobiçado título brasileiro.


Futsal master no pódio


A noite de sábado teve a decisão do futsal master, mais uma oportunidade para dar um colorido especial ao tradicional Palácio dos Esportes, o Ginásio Abel Schulz. A Liga Joinvilense de Futebol de Salão, com a presidência de Mario Pereira, organizou a competição.

A rodada decisiva começou com a disputa de terceiro lugar, onde a TF Metais venceu a Baterias Enerfree/MHP por 4 a 1. Na decisão, o título ficou com a do EC Fátima ao vencer a Única Futsal por 4 a 2. A quinta colocação ficou com a AABB Master. Vice-campeão, o EC Fátima teve o artilheiro, Leke com oito gols, e a defesa menos vazada, com nove gols.



Edinho do Esporte, um entusiasta que fará falta

Foto: arquivo pessoal/Facebook


Tristeza no esporte


O entusiasmo e a versatilidade de Edson Damas, 43 anos, o Edinho do Esporte, ficará como inspiração para quem desejar promover eventos esportivos. As quadras de grama sintética era o local preferido de Edinho para organizar campeonatos com diferentes temas e categorias. Edinho não conseguiu superar a doença que acabou lhe tirando a vida neste sábado, dia 6.



Terceirona chega nas semifinais


Entre os quatro classificados para as semifinais da Terceirona da LJF, o destaque é o Adhemar Garcia que conseguiu quase o dobro de pontos do quarto colocado – o Amigos da Vila. Este será um dos confrontos que vai apontar um dos times que estará subindo para a Segundona em 2022. A 16ª e última rodada da fase de classificação foi realizada na manhã deste domingo, dia 7.



Redes sociais desreguladas


O jornalismo tradicional, depois do fim da linha para os jornais impressos, cada um faz seu próprio marketing. E as redes sociais têm papel importante para o universo da internet colocar as novidades em tempo real. Os sites de clubes, ou mesmo times amadores, ligas e federações fazem as notícias conforme o interesse de cada um. A cada vez que se procura informações destas fontes é o mesmo que encontrar pão dormido na padaria que deixa de colocar um produto fresco.

Os times amadores de Joinville usam o Facebook e o Instagram para mostrar o que estão fazendo, mas deixam de atualizar as informações e ficam parados no tempo com um atraso de até cinco ou mais anos. Seria melhor “fechar as portas” e “entregar o ponto”.



Clube formador de receita financeira


Apenas cinco clubes catarinenses têm o certificado fornecido pela CBF de "clube formador". Este é o passo mais importante para uma agremiação ter a garantia para no futuro conseguir colher os frutos pelos investimentos feitos nas categorias de base. Dos cinco catarinenses desta lista, apenas o Guarani de Palhoça não está na elite e os outros quatro ocupam bom espaço no futebol nacional. E o Joinville, onde está o Tricolor nesta caminhada. Os catarinenses credenciados pela CBF são Associação Chapecoense de Futebol, Avaí Futebol Clube, Criciúma Esporte Clube, Figueirense Futebol Clube e Guarani de Palhoça Futebol Ltda.



Vôlei daqui para fora


O fim de semana serviu mais uma vez para mostrar que o vôlei de Joinville, através da Avojoi (associação de Voleibol de Joinville) tem um excelente trabalho de base. Mesmo com tantos exemplos, o vôlei de Joinville não consegue sensibilizar os dirigentes da Sesporte para atuar em eventos em que a camisa joinvilense esteja presente (Olesc e Joguinhos Abertos).

Caio Kloppel foi campeão estadual sub 16 pela equipe ADC Terra Firme. Caio foi emprestado para a competição e também o atleta João Justi foi vice-campeão brasileiro escolar pela equipe de Timbó. Os professores Alberto Rodrigues Holanda e Daniel Rossignol foram os responsáveis pelo sucesso destes atletas.



Resultados


Primeirona


América 0 x 1 ACM/Estacaville

Paraíba 0 x 1 Juventus

Pirabeiraba 3 x 2 Aviação

Morro do Amaral 1 x 0 Tamandaré


Semifinais


Pirabeiraba x Juventus

ACM/Estacaville x Morro do Amaral



Segundona


Estrela da Praia 1 x 1 Atlanta

Fluminense 4 x 3 Insanos

Sercos 2 x 2 Aventureiro

Serbi 4 x 1 Caxias

União Timbé 0 x 6 União do Oeste


Classificação


1º Serbi 44

2º Sercos 41

3º Caxias 31

4º União do Oeste 28

5º Estrela da Praia 23

6º Aventureiro 22

7º União Timbé 19

8º Atlanta 15

9º Fluminense 10

10º Insanos 8


Terceirona


NB 2 x 0 Real Raia

Fagundes 1 x 3 Amigos da Vila

MEC 2 x 7 Adhemar Garcia

Atlético Pirabeiraba 2 x 0 Marítimo


Semifinais


Amigos da Vila x Adhemar Garcia

Atlético Pirabeiraba x NB

237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page