top of page

Rio Cachoeira passa a ser monitorado por radar


Radar vai prevenir desastres e auxiliar na gestão de recursos hídricos


O rio Cachoeira conta agora com um radar de nível de água. O aparelho foi instalado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da Defesa Civil de Joinville e do Comitê Babitonga. Sua função é a prevenção de desastres e a gestão de recursos hídricos.

Instalado próximo da Ponte Azul, o radar monitora o nível da água do rio Cachoeira e envia essas informações a cada cinco minutos a um servidor informatizado. “O radar emite uma onda eletromagnética. Essa onda interage com o nível da água e retorna informando qual é a altura que a água está”, explica Virginia Grace Barros, professora de engenharia civil da Udesc.

As informações sobre o nível da água do Cachoeira serão monitoradas pela Udesc, a Defesa Civil e o Comitê Babitonga. Segundo Marnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville, o radar é crucial para a rapidez das ações preventivas.

“Além de detectarmos marés altas, também obteremos rapidamente as medições quando chove forte. Teremos também um histórico de como é a dinâmica do Rio Cachoeira”, informa Marnio.

O radar teve um custo de R$ 138 mil e foi adquirido pela Udesc. O aparelho é alimentado por placas solares, instaladas próximas ao radar.



O equipamento foi adquirido pela Universidade do Estado de Santa Catarina

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page