Qual é a diferença entre a Semana Santa e a Páscoa?
- Redação
- 7 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

Há cinco momentos de origem judaico-cristão que você deve conhecer para falar com propriedade nestes dias. Apenas por cultura geral, esqueça o contexto religioso das datas.
Quarta-feira de Cinzas: é celebrada quarenta dias antes do Domingo de Ramos. A cinza é imposta na cabeça dos fiéis como um sinal da caducidade da condição humana. A cinza é obtida pela queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Quaresma: período que compreende 40 dias antes da Semana Santa. Essa duração vem de várias referências bíblicas e simboliza a prova de Jesus ao permanecer durante 40 dias no deserto.
Semana Santa: é a comemoração anual cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus de Nazaré. Começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. Páscoa: a verdadeira origem da Páscoa remonta a 1513 a.C., quando, segundo a tradição judaica, o povo judeu iniciou seu êxodo do Egito em direção à Terra Prometida. Era celebrada todos os anos, como um lembrete da libertação do povo hebreu de sua escravidão no Egito. Para os cristãos, a Páscoa é a festa central em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após ter sido crucificado. A semana da Páscoa, então, é posterior à Semana Santa.
Tempo Pascal: segue a Semana Santa este período de cinquenta dias que termina no Domingo de Pentecostes, quando se celebra a vinda do Espírito Santo.
Comments