LETRINHAS DO RDB com Roberto Dias Borba
A premiação ofertada pela Liga Joinvilense de Futebol e entregue na noite de segunda-feira, dia 13, na sede do Tamandaré, representa a coroação do trabalho de jogadores, treinadores, dirigentes e pessoal de apoio durante uma temporada que marcou a volta do futebol aos nossos campos. A pandemia ainda está rondando por aí e merece ser encarada com todos os cuidados possíveis, mas a bola agradece e faz um brinde pela vida. A resposta dos 10 times foi de um futebol de qualidade e muito empenho. Estas demonstrações foram observadas na conquista inédita da ACM/Estacaville, na garra do Morro do Meio, que 30 dias antes do início do certame tinha incerta sua presença na disputa, no talento de um Juventus e na força de vontade do Pirabeiraba, que ficou com quatro de seus bons valores apenas sentados no banco de reservas por não ter condições físicas para entrar no jogo. Ninguém foi esquecido, mesmo que não tenha sido mencionado, mas está pronto para a próxima temporada repetir tudo outra vez. O torcedor agradece. Um espetáculo que todos ficam aguardando.
Melhores do Ano de 2021
Primeirona
Hélio dos Santos (Bambam) – ACM/Estacaville
Matias Eliel Firmino (Matias) – Juventus FC
Linno Hodson Pereira Ribeiro (Linno) – ACM/Estacaville
Leandro Gontarech Schultz (Mancha) – GE Pirabeiraba
Elton dos Santos Souza (Eltinho) – GE Pirabeiraba
Adolfo Santos (Boateng) – ACM/Estacaville
Claudinei Cardoso de Amorim (Boca) – AE Morro do Amaral EC
Tiago da Rocha Toreti (Toreti) – GE Pirabeiraba
Wellington Aleixo dos Santos (Saci) – ACM/Estacaville
Kleyffer Della Gustina (Kleyffer) – Juventus FC
Douglas Roberto Leite (Douglas) – AE Morro do Amaral
Técnico – Francisco Carlos da Silva (Da Silva) – GE Pirabeiraba
Dirigente – Paulo Sérgio dos Santos (Paulinho) – ACM/Estacaville
Destaque – Gabriel dos Santos Sabbi (Sabbi) – AE Morro do Amaral EC
Melhor – Wellington Aleixo dos Santos (Saci) – ACM/Estacaville
Os destaques da Primeirona de 2021
Foto: RDB
Segundona tem um novo campeão em sua galeria
A Serbi, que já percorreu os caminhos da elite do futebol de Joinville, voltou a ter sua marca entre os campeões. Desta vez foi com a sua conquista inédita na Segundona, numa decisão acirrada e acalorada com a Sercos, outra representação habituada com o topo do pódio. Os dois voltam à Primeirona pelo caminho da disputa em campo depois que ficaram um tempo licenciados dos eventos da Liga Joinvilense de Futebol. A renovação do futebol em Joinville ocorre desta maneira. Os dois time tiveram campanhas que merecem aplausos por terem ficando sempre à frente dos outros oito concorrentes.
Segundona
Marcos Roberto Vera Wolff (Didi) – Sercos
Leandro Bento Rosa (Maninho) – Serbi
Rodrigo Rosa (Digo) – Serbi
Salvio Kruger Bilk (Salvio) – Sercos
Diego Elias Bett (Diego) – União do Oeste
Alenilson de Jesus Silva Seguins (Alenilson) – Caxias FC
Leandro Barbosa dos Santos (Bahia) – Serbi
Heryk Willian Pereira (Heryk) – Serbi
Edson Luiz Neponuceno dos Santos (Edson) – Sercos
Anderson Vera Wolff (Anderson) – Sercos
Ruan Leonardo Agostinho Arena (Ruan) – União do Oeste
Técnico – Angelo Scotti Junior (Junior) – Serbi
Dirigente – Antonio Lenoir Citadin (Deco) – Sercos
Destaque – Marcos Martins Marques (Marcos) - Caxias FC
Melhor – Anderson Vera Wolff (Anderson) – Sercos
Os destaques da Segundona de 2021
Foto: RDB
Terceirona com seus novos destaques
A porta de entrada para as competições da LJF é através da Terceirona. As novas agremiações chegam a cada nova temporada, como deverá ocorrer na edição de 2022. Os novatos da vez – Adhemar Garcia e Nego Buja – foram eficientes ao ponto de entrar no circuito e já subirem no pódio, além de passar um degrau acima para a Segundona.
As vistorias que a LJF promete para o ano que vem não representam que haverá rigidez de uma hora para outra. Apenas considero um momento oportuno para dar um caminho correto desde que o clube se filia à liga e tenha definidos os compromissos de se fazer futebol como deve ser feito – da forma correta. As normas de segurança devem ser preservadas para o futebol raiz não desaparecer.
Terceirona
João Paulo Correa (João Paulo) – Adhemar Garcia
Denis Loha Entriguer de Oliveira (Denis) – NB FC
Genivaldo Oliveira de Paula Amancio (Genivaldo) – Adhemar Garcia
Robson Bispo (Bispo) – NB FC
Luiz Francisco dos Santos Junior (Esquerdinha Luiz) – Adhemar Garcia
Fabio Aparecido da Silva Souza (Fabinho) – Adhemar Garcia
Josimar de Oliveira (Josimar) – Amigos da Vila
Emerson de Lima (Lima) – Adhemar Garcia
Willian Alves Coelho (Willian) – Real Raia
Valério Zoz (Ville) – Adhemar Garcia
Rodrigo Celso Viana (Rodrigo) – Atlético Pirabeiraba
Técnico – Ricardo Silveira (Ricardo) – Adhemar Garcia
Dirigente – Luciano Estevão (Estevão) – Adhemar Garcia
Destaque – Udo Antonio da Silva (Udo) – NB FC
Melhor – Emerson de Lima (Lima) – Adhemar Garcia
Os destaques da Terceirona 2021
foto:RDB
Arbitragem feita em casa
As decisões das três séries dos campeonatos adultos da LJF de 2021 foram conduzidas por árbitros vinculados à entidade joinvilense. A prática por ser feita, sem nenhuma contestação dos clubes, pela qualidade que a Liga tem à disposição. Foi um trabalho que iniciou há bastante tempo, quando a própria direção da LJF entendeu que precisaria adotar esta transformação. O resultado está aparecendo com uma representatividade expressiva dos árbitros de Joinville no quadro da Federação Catarinense de Futebol. Os destaques de 2021 estão todos vinculados à FCF e logo poderão se juntar aos nomes que já despontam no cenário nacional.
ARBITRAGEM
Arbitro – Cinésio Mendes Junior
Assistentes – Lucas Barboza Daberkow
Carlos Alberto Aragão Junior
Aragão Junior, Cinésio e Lucas: apito em destaque
Foto: RDB
Handebol volta a ter evidência em Joinville
A segunda colocação na Liga SC de Handebol, conquistada no último final de semana, em Luzerna, garante ao handebol masculino de Joinville o seu verdadeiro lugar. Esta posição foi alcançada com muito esforço dos seus poucos dirigentes e o talento natural dos garotos da cidade.
O professor Yuri Meidler é o principal nome desta transformação e na descoberta dos novos talentos através da Handville, a agremiação que representa a modalidade nas diversas competições. Destaque estadual no início dos anos 1980, o handebol em Joinville precisou amargar longo período de esquecimento e que agora tem um resultado para comemorar este novo momento.
Na Liga SC, nos jogos em Luzerna, durante três dias, a Handville conseguiu vitórias sobre Lages (20 a 3), Luzerna (18 a 10), Saudades (15 a 13) e Jaraguá do Sul (15 a 14). Na final, os joinvilenses foram superados por Chapecó, por 16 a 12.
A equipe joinvilense conseguiu expressivos resultados em Luzerna
Foto: divulgação Handville
Vila Nova do futebol
A bola definitivamente tem lugar de destaque no bairro Vila Nova. Os dirigentes da região já estão se mobilizando para a edição de 2022 da Copa Vila Nova. Uma reunião com este objetivo está marcada para esta quarta-feira, dia 15. O encontro ocorre na sede do Palmeiras, na rua Ricardo Baumer, com início às 20 horas. Uma novidade para a edição do ano que vem é a organização da Copa Vila Nova pela Liga Joinvilense de Futebol.
Decisão no futsal com Jaraguá
As duas vitórias sobre Blumenau, a primeira fora de casa por 3 a 0 e no Cau Hansen, na segunda-feira, por 1 a 0, garantem ao JEC Futsal a chance de disputar no seu reduto o bicampeonato. O adversário joivilense na final da Série Ouro do futsal catarinense é um tradicional adversário, o Jaraguá Futsal, mas as datas ainda não foram divulgadas. A Federação Catarinense de Futebol de Salão só não pode demorar muito. Afinal, o Natal e o ano novo estão batendo na porta.
Em 2022 tem mais
Agradeço pela leitura da coluna pelos amigos que já me conhecem de outras jornadas e muitos que chegaram agora. Vamos a uma breve pausa e recomeçaremos tudo outra vez no ano que vem. Um feliz e abençoado Natal e um ano novo de muitas realizações para todos. Deus nos proteja.
Comments