Dia dos namorados é a terceira melhor data para o comércio no país
Qual é a origem do Dia dos Namorados no Brasil? Enquanto Europa e Estados Unidos celebram o Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, por aqui, o feriado do romance é comemorado em 12 de junho desde 1948.
Motivo exclusivamente comercial
A ideia de criar uma data diferente para o dia dos namorados no Brasil veio do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.
Dono de uma agência de publicidade, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados
Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas e o dia 12 por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.
Unindo, então, o útil ao agradável, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país.
"Não é só com beijos que se prova o amor!", dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. "Não se esqueçam: amor com amor se paga", afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.
A data começou a se popularizar no Brasil no ano seguinte, quando mais regiões aderiram e a comemoração se tornou nacional.
Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio no país - atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
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