foto: Polícia Civil
Na tarde de sexta-feira (1º), a Polícia Civil de Joinville, fechou duas empresas como parte de uma operação contra fraudes no sistema do Detran. Segundo o delegado Pedro Alves, responsável pelo caso, uma das empresas era um despachante localizado no bairro América, enquanto a outra era uma empresa de vistoria. Ambas foram alvo de busca e apreensão na quinta-feira (30) e foram fechadas, após análise do material recolhido. Um dos proprietários está detido pela mesma operação.
A investigação está em andamento sob a responsabilidade da 3ª DECOR. Segundo o delegado Rafaello Ross, um funcionário terceirizado do Ciretran-Joinville roubou a senha de acesso ao sistema do Detran de um colega para inserir informações falsas e desbloquear CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) suspensas. Ross explicou que o funcionário acreditava que, se o esquema fosse descoberto, a culpa recairia sobre o colega.
Alves informou que 59 condutores que tinham a CNH suspensa recuperaram o direito de dirigir. No entanto, o número de beneficiados pelo esquema pode ser maior. Pelo menos 50 motoristas eram de fora de Joinville, inclusive de outros Estados.
Um dos motoristas beneficiados tinha mais de 240 pontos na CNH e recuperou o direito de dirigir. Ainda de acordo com o delegado Pedro Alves, há suspeitas de que os motoristas pagavam pelo serviço.
Os investigados podem enfrentar acusações de falsidade ideológica, inserção de informações falsas, corrupção e até mesmo envolvimento em organização criminosa, conforme detalhou Pedro Alves.
Comments