
foto: Redes Sociais
Um trágico acidente tirou a vida de Evandro José Matteussi, pastor de 42 anos, nesta sexta-feira (5). O homem foi picado por uma cobra jararaca em uma área de mata próxima à sua residência, momentos antes da virada do ano.
O pastor, que liderava uma igreja na região, foi surpreendido pelo ataque da serpente, resultando em graves consequências para sua saúde. Desde o ocorrido, Matteussi estava internado em estado crítico, lutando pela vida.
A comunidade local, consternada com a perda de um líder religioso, se prepara para prestar suas últimas homenagens. O velório de Evandro José Matteussi será realizado na Associação Desportiva Industrial Rex, em Braço do Trombudo, na mesma região onde exercia sua função pastoral.
O que fazer em caso de picada de cobra?

A cobra jararaca é uma espécie peçonhenta comum em Santa Catarina
A primeira recomendação para um caso de picada é lavar o local com água e sabão. Dessa forma, pode-se evitar a entrada de microrganismos no ferimento, prevenindo, assim, uma infecção secundária.
Além disso, procure o mais rápido possível um pronto-socorro. Neste caso, o mais indicado até ser atendido é permanecer deitado e com o membro acometido elevado, bem como imobilizado até receber os primeiros socorros.
Quanto menos movimento a vítima fizer, mais lentamente o veneno irá se espalhar pelo sistema sanguíneo. E, portanto, com menos velocidade a toxina irá atingir o sistema nervoso. Caso a vítima não consiga ser socorrida, não é recomendado tentar extrair o veneno sozinho ou fazer torniquete. É muito importante se apressar para procurar um posto de atendimento médico.
Comments