top of page

Parascavedecatriafobia

O palavrão acima é utilizado para denominar pessoas que têm medo da sexta-feira 13

Trecho do filme "Sexta-feira 13"


Não sabe o quer é isso? Esclarecendo: parascavedecatriafóbico é o termo utilizado para quem tem medo da sexta-feira 13. O termo vem da junção das palavras gregas “paraskevi” (“sexta-feira”), “dekastreis” (“treze”) e “phobia” (“medo”). A palavra é considerada uma variação do termo “triskadekafobia” ou “fobia do número 13”. Portanto, se você morre de medo de sexta-feira 13, saiba que essa fobia tem nome, mesmo que complicado.


Conheça algumas lendas e mitos sobre a data tão temida:


Para os cristãos, a sexta-feira 13 é relacionada à Última Ceia, que aconteceu numa sexta-feira, com 13 pessoas à mesa.


A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado


O Antigo Testamento judaico, aliás revela que Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira.


O grande dilúvio, também citado pela Bíblia, teria começado numa sexta-feira.


A mitologia nórdica conta que há muitos séculos houve banquete para 12 convidados. Um deles, Loki, considerado o espírito do mal, não foi convidado, mas apareceu mesmo assim causando a maior confusão. Depois disso, convidar 13 pessoas para jantar passou a ser sinal de azar, assim como o número.


Outra lenda diz que a deusa do amor e da beleza, Friga (que deu origem ao nome “Friday”, sexta-feira em inglês) foi considerada uma bruxa e exilada pela população no alto da montanha. Para se vingar, passou a reunir-se com outras 11 feiticeiras, além do próprio Satanás, todas as sextas-feiras, em um total de 13 participantes, para jogar pragas contra a humanidade.


Sexta-feira 13 é também o nome de um dos filmes mais consagrados pelos amantes de filme de terror. Nos filmes da série, o assassino Jason Voorhees, totalizou 13, 08 mortes por filme.


119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page