top of page

O Dia dos Pais



O Dia dos Pais, como muitos feriados e datas comemorativas, não possui um único criador específico. Em vez disso, a celebração do Dia dos Pais evoluiu ao longo do tempo através de influências culturais, religiosas e comerciais.


Nos Estados Unidos, a moderna celebração do Dia dos Pais tem raízes no início do século 20. Acredita-se que a primeira iniciativa oficial para criar um Dia dos Pais tenha sido proposta por Sonora Smart Dodd em Spokane, Washington, em 1909. Ela desejava criar um dia especial para homenagear seu pai, um veterano da Guerra Civil que criou seis filhos sozinho após a morte de sua esposa.


A ideia de um Dia dos Pais gradualmente ganhou apoio, e em 1910, o estado de Washington tornou oficial o Dia dos Pais. Outros estados seguiram o exemplo, mas não foi até 1972 que o Dia dos Pais se tornou um feriado nacional nos Estados Unidos, quando o presidente Richard Nixon o tornou oficial.


No entanto, é importante notar que celebrações e homenagens aos pais já existiam em várias culturas ao longo da história, mas não necessariamente em um formato semelhante ao Dia dos Pais moderno. Algumas dessas celebrações eram mais religiosas ou tradicionais, e não tinham a mesma comercialização que vemos atualmente.


A data do Dia dos Pais varia em diferentes países. Por exemplo, nos Estados Unidos, é celebrado no terceiro domingo de junho, enquanto em muitos outros países, como aqui no Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto.




82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page