top of page

Novo feriado nacional: Dia da Consciência Negra


Zumbi dos Palmares foi emboscado e morto pelos portugueses, em 1695.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na quinta-feira (21) a projeto que cria o feriado nacional do dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A lei foi publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira (22).


A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.


Com a criação do novo feriado, o mês de novembro passará a ter três feriados nacionais, e dependendo do ano, poderá criar um superferiado de até seis dias junto da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.


Recentemente, o presidente Lula (PT) culpou o grande número de feriados em 2023 pelo mau desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e comemorou o fato de que em 2024 o Brasil terá poucos feriados e poderá contar com mais dias trabalhados.


“No ano que vem os feriados cairão no sábado, significa que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho", afirmou o petista durante reunião com ministros da área social do governo, em Brasília, no início de novembro.


Também na contramão da fala de Lula, o Ministério do Trabalho alterou, por meio de portaria, a regra para o expediente no setor de comércio nos feriados. A portaria determina que o trabalho durante os feriados no setor do comércio só será permitido se autorizado em convenção coletiva da categoria.





126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page