top of page

Nova Ponte da Estrada Quiriri é Licitada


Tome Nota com Enio Alexandre

O vereador Diego Machado examinando projeto da nova ponte



Na última quinta-feira (1º de junho), a Prefeitura de Joinville homologou o resultado da licitação para a construção da nova ponte da Estrada Quiriri, sobre o Rio Cubatão, em Pirabeiraba. Esse marco é significativo, pois trata-se da primeira licitação seguindo a nova Lei de Licitações. O processo, que tradicionalmente levaria em média 120 dias, foi concluído em surpreendentes 20 dias.


A notícia foi recebida com alegria pelo vereador Diego Machado, presidente da Câmara de Vereadores e que tem em Pirabeiraba um importante reduto eleitoral. Machado esteve envolvido ativamente em todo o processo, participando de reuniões com representantes da comunidade e da prefeitura municipal. A demora na construção da nova ponte havia causado desconforto ao presidente da Câmara, que agora respira aliviado com a decisão.


A empresa vencedora da licitação para a construção da nova Ponte da Estrada Quiriri é a Fator3 Construções Ltda, com um contrato no valor de R$ 3.999.900,00. A licitação foi publicada em 4 de abril, na modalidade de concorrência, com critério de julgamento do menor preço global e modo de disputa aberto.


Como será


O projeto da nova ponte contempla duas pistas e dois passeios, cada um com 1,2 metro, visando atender às necessidades de acessibilidade. A estrutura será construída em concreto armado, com uma extensão de 60,5 metros e largura de 8,8 metros. Essa nova ponte permitirá o aumento da capacidade de carga e proporcionará uma redução expressiva nos custos de manutenção. A obra terá início após a entrega da Ordem de Serviço.


Desde o final de novembro de 2022, quando uma forte chuva atingiu a região de Joinville e parte da ponte foi levada pelo rio, os moradores que precisam passar pelo local têm utilizado a Ponte Coberta como alternativa. A nova ponte não apenas restabelece a ligação entre as duas margens, mas também vai a ajudar a promover o desenvolvimento econômico da região.


Outras Pontes


Se por um lado o imbróglio envolvendo a ponte do Quiriri parece estar estar resolvido, não temos novidades a respeito das pontes da rua Aubé e Joinville. As duas estruturas, que devem ser muito úteis para amenizar o problema da mobilidade urbana na cidade, não têm prazo para definição das empreiteiras que farão as obras. Estamos de olho, pacientemente aguardando.


Transporte Público em Joinville


foto: Secom/Joinville


Na última quinta-feira (1º), o prefeito Adriano Silva se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, e solicitou que o Tribunal seja o mediador da negociação da dívida entre a prefeitura e as empresas que operam o serviço no município. Uma das promessas de campanha de Adriano Silva é realizar a licitação do transporte público em Joinville. Pelo visto vai demorar.



114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page