
Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou um inquérito para investigar as ações de combate à dengue em Joinville, a cidade foi declarada em epidemia da doença. A iniciativa foi tomada pela 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, que busca alinhar as medidas adotadas na cidade com as diretrizes estabelecidas para o combate à dengue em âmbito estadual.
De acordo com o promotor de justiça Felipe Schmidt, o objetivo do inquérito é alinhar as ações de combate com as diretrizes estabelecidas, a fim de reduzir o número de casos de dengue na cidade. O MPSC encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde de Joinville, solicitando uma justificativa sobre as medidas adotadas no combate à dengue e informações sobre o que levou a cidade a atingir o nível de epidemia.
No inquérito, o Ministério Público também questiona se o município está seguindo as “Diretrizes para a organização dos serviços de atenção à saúde em situação de aumento de casos ou de epidemia por arboviroses”. O prazo dado ao município para encaminhar as informações é de cinco dias.
Dengue em Joinville
O município de Joinville registrou mais dois óbitos por dengue nesta quarta-feira (26), elevando para oito o número de mortes pela doença desde o início do ano. Os dados foram confirmados pela Secretaria de Saúde do município.
Além disso, o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que a maioria dos focos de dengue está nas residências, reforçando a importância de ações preventivas por parte da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Até o momento, 5,6 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville neste ano, o que evidencia a gravidade da situação e a necessidade de medidas efetivas de combate à doença.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar sintomas graves, como febre alta, dores no corpo e hemorragias. A prevenção é a principal forma de combate à doença, que pode ser evitada com medidas simples, como a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de repelentes. A população deve ficar atenta e adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito e a transmissão da doença.
Commentaires