top of page

Moção de repúdio à Noite de Gala do Festival de Dança


Coreografia do grupo paulista Requiem teria causado desconforto ao público presente

ree

foto: divulgação


A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (28), a moção de repúdio nº 471/2025, protocolada pelo vereador Brandel Junior (PL). O documento expressa críticas à apresentação do grupo de balé Requiem, da cidade de São Paulo, que teria gerado desconforto e indignação ao público durante a Noite de Gala do Festival de Dança, no último sábado (27).


De acordo com o parlamentar, a coreografia encenada pelo grupo paulista teria provocado reações negativas em diversas pessoas presentes ao evento. Relatos recebidos por Brandel indicam que famílias teriam deixado o local antes do encerramento, incomodadas com o conteúdo da apresentação, descrita como carregada de “gritos, simbolismos obscuros, clima de tensão e terror”.


“Recebi várias ligações e mensagens de munícipes indignados com a apresentação. Famílias se ausentaram do local. Crianças ficaram com medo. A apresentação causou desconforto e destoa totalmente do clima de celebração que a Noite de Gala sempre proporcionou no festival”, justificou o vereador.


Brandel também afirmou que eventos culturais públicos — especialmente em um dos maiores festivais de dança do mundo — deveriam prezar pela responsabilidade artística, clareza no conteúdo e respeito ao público, considerando a diversidade e a presença de crianças no auditório.


Até o momento, a organização do Festival de Dança de Joinville não se manifestou publicamente sobre o conteúdo da apresentação nem sobre os desdobramentos da moção aprovada pela Câmara. Também não houve pronunciamento oficial por parte do grupo Requiem.


A moção tem caráter simbólico e não possui efeito prático direto, mas expressa o posicionamento político e institucional da Câmara de Vereadores sobre o tema.

Comments


bottom of page