top of page

Morreu Franz Beckenbauer


O craque alemão conquistou as Copas de 1974, como atleta, e 1990, como treinador


Dois dias depois de Zagallo, outro ícone do futebol nos deixou. Franz Beckenbauer, nome maior do futebol alemão, morreu aos 78 anos.

"É com profunda tristeza que anunciamos que o nosso marido e pai, Franz Beckenbauer, morreu pacificamente durante o sono, neste domingo, rodeado pela família", informa o comunicado da família, divulgado na tarde desta segunda-feira (8).


Beckenbauer, que ficou conhecido como 'Der Kaiser' (O Imperador), foi campeão mundial com a Alemanha Ocidental, em 1974, e depois como técnico, em 1990. Venceu ainda o Europeu em 1972. Destacou-se também no papel de presidente do Comité Organizador do Mundial 2006, organizado precisamente na Alemanha.

Jogador do Bayern de Munique durante 13 anos, Beckenbauer foi campeão alemão em quatro ocasiões, e venceu outras tantas taças. Sagrou-se ainda tricampeão europeu entre 1974 e 1976, e ergueu ainda uma Taça das Taças e uma Taça Intercontinental.


Ainda como jogador, sagrou-se campeão também pelo Hamburgo e conquistou três títulos da então Liga da América do Norte (NASL), com a camisa do New York Cosmos, onde jogou com os brasileiros Pelé e Carlos Alberto Torres.

Como treinador, para além das conquistas na seleção alemã, venceu uma Bundesliga e uma Taça UEFA pelo Bayern, e ainda um título francês pelo Marselha.


O legado de Beckenbauer fica bem evidente também no registro de prêmios individuais, ele ganhou a Bola de Ouro em duas ocasiões (1972 e 1976), e foi segundo classificado em 1974 e 1975, sendo que já em 1966 tinha fechado o pódio em terceiro.





123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page