Morreu nesta terça-feira (9), a cantora Rita Lee, aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha passando por um tratamento contra a doença.
A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela:
"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo,, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou". O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.
História
Nascida em 31 de dezembro de 1947, em São Paulo, Rita Lee Jones de Carvalho se consagrou como a ‘rainha do rock brasileiro’ alcançando a marca de 55 milhões de discos vendidos. Seu último disco ‘Reza’ foi lançado em 2012, sendo o 34º da carreira.
Considerada uma das maiores representantes do Rock no Brasil ocupou um espaço único no universo da música popular brasileira.
Rita Lee Jones nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947. Filha do dentista Charles Fenley Jones, um imigrante americano, e da pianista Romilda Pádua Jones, começou a tocar bateria com quinze anos de idade,
Os Mutantes
Em 1966, junto com os irmãos, Sérgio e Arnaldo Baptista, Rita formou a banda "Os Mutantes".
Em 1967 a banda se destacou ao acompanhar o cantor Gilberto Gil na apresentação da música Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar no III Festival da Música Popular Brasileira.
Em 1968 Os Mutantes acompanharam o cantor Caetano Veloso na apresentação da música É Proibido Proibir, no Festival Internacional da Canção (FIC).
Nesse mesmo ano a banda assinou contrato com a gravadora Polidor que lançou o primeiro disco do grupo, intitulado: “Os Mutantes”.
O grupo tornou-se um grande nome do rock de vanguarda da música brasileira. Participou do disco-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis e dos discos de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968.
Carreira Solo
Em 1970, acompanhada dos Mutantes, Rita gravou seu primeiro disco solo, Build Up. Nesse mesmo ano foi afastada do grupo.
Família e doença
Rita Lee era casada com Roberto de Carvalho desde 1996. Em 2014 Rita decidiu deixar de pintar os cabelos com o tom vermelho que marcou sua imagem durante toda sua carreira, e assumiu os fios brancos. Em 2016 lançou sua autobiografia.
Em maio de 2021 Rita Lee foi diagnosticada com um câncer primário no pulmão esquerdo e desde então se submeteu a um tratamento de imunoterapia e radioterapia. Em abril de 2022 foi anunciado que a cantora estava curada da doença.
No dia 24 de fevereiro de 2023, Rita foi internada no Hospital Albert Einstein bastante debilitada, com um quadro de desnutrição. Aos poucos a doença foi se agravando.
Rita Lee faleceu em sua residência, em São Paulo, na noite do dia 08 de maio de 2023.
Comments