top of page

Moradores do Bucarein preocupados com segurança

Residentes estão assustados com a grande presença de pessoas em situação de rua

redes sociais


A situação do bairro Bucarein, em Joinville, tem gerado crescente preocupação entre os moradores devido à presença constante de pedintes, pessoas em situação de rua e usuários de drogas. O problema é bem evidente nas proximidades do Restaurante Popular, na rua Urussanga, na Avenida Procópio Gomes e nos sinaleiros do bairro.


Relatos dos residentes destacam que o local, há bastante tempo, tornou-se ponto de encontro para andarilhos, que ocupam as calçadas, inclusive utilizando colchões, transformando-se em um ponto crítico para o consumo e tráfico de drogas.


Uma professora expressou sua indignação, afirmando: "É um absurdo do jeito que está isso. O Bucarein tá parecendo uma cracolândia aqui, a gente nem quer andar na rua porque ficou um lugar inseguro e ninguém faz nada, nem Prefeitura, nem polícia nem ninguém. Moramos aqui e temos que ficar dentro de casa por causa disso?”



redes sociais


Outro morador relata que seus filhos foram assaltados em frente ao Colégio Celso Ramos. Antes reconhecido como um bairro tranquilo, agora os residentes do Bucarein têm receio de sair de casa, mesmo durante o dia. Próximo ao Restaurante Popular, é comum observar moradores de rua dormindo na calçada.


Diante do cenário de insegurança, os moradores preparam um abaixo-assinado para solicitar providências à prefeitura. O secretário de estado de segurança pública, Sargento Lima, deve se reunir com os moradores nos próximos dias, com o objetivo de apresentar soluções para o problema.


Posição de Prefeitura de Joinville


A prefeitura lembra que está em funcionamento desde o dia 15 de dezembro de 2023, o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas por dia, em Joinville. O serviço atende pessoas em situação de rua e tem como objetivo fortalecer as ações que já são realizadas continuamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).


O serviço é resultado da assinatura de uma Proposta de Parceria entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o Instituto Amor Incondicional.

O Instituto fica responsável por fazer a orientação e encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho e capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular, onde é feita a oferta de café da manhã, almoço e jantar, todos os dias do ano, inclusive aos fins de semana e feriado.


A equipe do Instituto é composta por educador social, assistente social, motorista, coordenador e auxiliar administrativo. Os profissionais farão a busca ativa de pessoas em situação de rua para entender as suas demandas e encaminhar para a rede assistencial estruturada em Joinville.

O acionamento das equipes para realização de abordagem pode ser feito pelo telefone (47) 3030-1232. O serviço funciona todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, 24 horas por dia.



410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page