top of page

Moacir Sopelsa é eleito novo presidente da Alesc


Moacir Sopelsa é novo presidente da Assembleia Legislativa


O deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito por unanimidade, na tarde desta quarta-feira(02/01), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o mandato que vai até 31 de janeiro do ano que vem. O parlamentar é o 51º presidente da Alesc na era republicana.


A eleição de Sopelsa foi possível graças a um acordo do MDB e do deputado Mauro de Nadal (MDB), com anuência dos demais partidos da Assembleia, para a divisão da Presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Para isso, na abertura dos trabalhos legislativos em 2022, em sessão ordinária na tarde desta quarta, Nadal renunciou à Presidência para a qual foi eleito em 1º de fevereiro do ano passado.


Na mesma sessão, o deputado Nilso Berlanda (PL) renunciou à 1ª Vice-Presidência da Alesc, também parte de um acordo dentro do Partido Liberal pela divisão do mandato. Para o seu lugar, foi eleito o deputado Mauricio Eskudlark (PL).


A eleição


Com as renúncias de Nadal e Berlanda, o deputado Ricardo Alba (PSL), 1º secretário da Assembleia, declarou vagos os cargos de presidente e 1º vice-presidente. O deputado Kennedy Nunes (PTB), 2º vice-presidente, convocou sessão preparatória para a eleição do novo presidente, que foi comandada pelo deputado Romildo Titon (MDB), o mais idoso com maior número de mandatos de deputado estadual, como determina o Regimento Interno da Assembleia.


Sopelsa foi eleito por unanimidade entre os 38 deputados presentes. Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, ambos do PT, não compareceram à sessão.


O novo presidente fez um discurso repleto de agradecimentos, direcionados principalmente aos familiares e amigos. Sopelsa também agradeceu um a um os deputados que o elegeram. Ao se referir à mãe Diamantina, ao pai Faustino e ao irmão Belmiro, já falecidos, se emocionou.



109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page