Mudanças na merenda escolar de Joinville geram controvérsia
No último dia 25, a Rede Pública Municipal de Joinville deu início à implementação de um novo modelo de fornecimento de merenda escolar. No entanto, a novidade tem gerado debates e críticas nas redes sociais, além de provocar a indignação de alguns pais. O sistema, agora, confere à empresa responsável não apenas a produção das refeições, mas também a aquisição dos insumos, bem como a obrigação de prestar contas diárias à prefeitura sobre a quantidade de pratos servidos.
Para facilitar esse controle, cada aluno recebeu um QR Code que é escaneado por um tablet antes de se servir. As escolas em Joinville iniciaram a orientação aos estudantes sobre o novo processo. Contudo, a forma como a mensagem foi transmitida tem sido alvo de controvérsia.
Outro ponto de descontentamento é a limitação quanto à quantidade de pratos que cada aluno pode consumir. Segundo alguns pais, a orientação dada sugere que os estudantes poderiam repetir a refeição somente uma vez. Informalmente as crianças são orientadas a utilizarem o cartão de outro aluno, se desejarem se servir pela terceira vez. No entanto, de acordo com a prefeitura, as crianças teriam permissão para repetir quantas vezes quisessem.
Segundo o contrato oficial firmado com a empresa vencedora da licitação, a Sepat - Multi Service Ltda, cada criança teria direito a duas refeições por dia. "A contratada deverá disponibilizar, para o aluno que solicitar, apenas uma repetição", especifica o contrato. Esse controle sobre as refeições é justificado pelo método de remuneração do contrato, que será calculado com base na quantidade de pratos servidos.
Para alunos a partir de 4 anos, a proposta é o sistema de self-service. Todas as escolas devem implementar serviços de buffet para que as próprias crianças possam se servir. Conforme informado pela prefeitura, esse momento será supervisionado por profissionais orientados a mostrar um modelo de prato, visando promover autonomia e conscientização sobre uma alimentação saudável e equilibrada.
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