top of page

Mais um vereador perde seu mandato por candidatura laranja de seu partido


Foto Ilustração


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina cassou mais um vereador da região Nordeste. Na tarde desta quarta-feira (7) o vereador eleito Edson Back de Garuva perdeu o mandato porque o TER/SC anulou todos os votos dos candidatos a vereador do Podemos em razão de “candidatas laranja” - como são chamadas aqueles mulheres que são inscritas na eleição apenas para preencher a cota feminina do partido.


Assume a Câmara de Vereadores o primeiro suplente do MDB Klaus Eduardo, que será o mais jovem vereador da região Nordeste. Ele é estudante universitário em Joinville, mas reside em Garuva. Ele é neto de um ex-prefeito da cidade. Com a posse de Klaus, a bancada do MDB (mesmo partido do prefeito Dr. Rodrigo David) ficou com sete dos nove vereadores. Edson Back fez 278 votos e Klaus Eduardo ficou na primeira suplência do MDB com 263.


Em Joinville o mesmo TER/SC cassou o mandato do vereador Osmar Vicente. Seu partido (PSL) inscreveu três mulheres “laranjas” que não fizeram campanha e manifestaram apoio nas suas redes sociais para um candidato a vereador. Já o Vereador Sidney Sabel (DEM) também foi condenado a perder o mandato pelo TER/SC, mas conseguiu liminar para permanecer no cargo até que o caso seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na votação inicial, ele manteve o mandato por unanimidade. Agora o Pleno julgará seu recurso ainda sem data definida.

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page