top of page
  • Foto do escritorRDB

Letrinhas do RDB com Roberto Dias Borba


Igualdade na decisão da Interligas


O empate no jogo de ida em 1 a 1, em Joinville, faz com que Pirabeiraba e o time do abecedário, o ACPCN, tenham no domingo, dia 15, em Itajaí, um segundo confronto com mais 90 minutos de total equilíbrio e igualdade na decisão da primeira edição da Copa Interligas Vale e Norte. Favoritismo não se pode apontar com exatidão. Os dois times fizeram parte do mesmo grupo na fase classificatória (em turno único), com o Pirabeiraba vencendo em Itajaí por 1 a 0. E nem por isso os comandados de Da Silva poderiam ser apontados como favoritos no jogo de ida das finais, no Estádio Oscar Castella, no distrito, em Joinville. Um novo empate no tempo normal leva a decisão para as cobranças de pênaltis, desta vez no Estádio Carlos Roberto Alves, no bairro Cidade Nova, em Itajaí.





Futsal de pontos e gols na Liga e no Catarinense


O JEC Futsal passou a ser, na quadra, a modalidade que o esporte de Joinville não consegue ter nos gramados. Os resultados, na Liga Nacional e no Catarinense, são os melhores possíveis e garantem ao tricolor a primeira colocação simultaneamente. E para manter este desempenho é preciso se desdobrar numa dupla jornada. No sábado, dia 7, esteve em quadras gaúchas e aplicou uma goleada de 6 a 0 sobre o Atlântico. Com isso, segue na dianteira do evento nacional, somando cinco vitórias e um empate, ficando dois pontos na frente do vice-líder, o Sorocaba. O próximo jogo pela Liga será na sexta-feira, 13, no Centreventos, contra o Santo André. E na semana seguinte, no dia 20, vai encarar o São José, no interior paulista.


Pelo Catarinense, onde tem a liderança, com vitórias nos três jogos disputados (marcou 20 gols e sofreu cinco), volta à quadra nesta terça-feira, dia 10, também no Centreventos, contra o Joaçaba.



Campeão e vice invictos na Copa Teté



O técnico Cláudio Coutinho intitulou a seleção brasileira como “campeã moral” por passar invicta no Mundial de 1978. Mas campeão e vice invictos é um fato inédito, que foi registrado na 13ª edição da Copa Teté, promovida pelo Aviação. Na decisão do último sábado, dia 7, Grande Família, a campeã, e Nego Buja, o vice, terminaram o tempo normal empatados por 1 a 1. Nos pênaltis, a Grande Família venceu por 8 a 7. Em sete jogos, os dois times tiveram campanhas idênticas: três vitórias e quatro empates.



Tiro da AJTA acerta a pontaria no Operário


O tiro ao alvo, a modalidade esportiva mais antiga praticada em Joinville, chega a sua terceira etapa do citadino de tiro seta. A competição está prevista para a sede do Operário, na rua Benjamin Constant, onde os 11 participantes da competição estarão distribuídos em dois dias, cada um em estande separado, com as equipes masculina e feminina. Na quarta-feira, dia 11, estarão atuando cinco equipes, sempre das 19h30 até meia noite – Döhler, Operário, Dona Francisca, Estrela e Piraí. Na quinta-feira, dia 12, seguindo o mesmo horário, será a vez das equipes do Esmeralda, Lírica, Rio da Prata, Alvorada, Ipiranga e Cruzeiro Joinvilense.



Fazer até é feito, mas sem quase ninguém saber que é feito


Nos dois anos passados a pandemia representou o motivo para todos ficarem em casa. Os eventos esportivos foram impedidos de acontecer por não ser possível ter aglomerações. Neste ano, com as restrições deixando de existir e com a maioria da população vacinada, até a Sesporte colocou as manguinhas de fora. E aí o órgão público municipal abriu inscrições para os Jogos Estudantis e para a 43ª edição do Copão Kurt Meinert.


Nos Jeville, a abertura foi solene, como nunca se viu algo parecido para um evento escolar, mas as inscrições só foram abertas quase um mês depois. O oba-oba tirou da vista da imprensa este detalhe interessante. No Copão, depois de encerradas as inscrições, o silêncio foi ainda maior. O sinal que a competição iria ocorrer foi dado dois dias antes da abertura. E nenhuma das duas competições têm informações e detalhes com facilidade. Nem mesmo o site da prefeitura disponibiliza um ícone para o assunto “esporte”. Tudo é feito e com a maior disposição para esconder o máximo dos participantes e da imprensa.



José Mira já é nome de troféu


Nas coberturas das atividades do esporte de Joinville, desde a CME, passando depois pela Felej, Ricardo Passos sempre foi o repórter que buscava a informação. E sobre o Copão Kurt Meinert, o saudoso Nota 10 foi até a sede da Fundação de Esportes para saber “quem seria o velhinho homenageado” daquela edição. Nem sabia ele que a honraria caberia ao próprio repórter da Rádio Cultura.


Nesta edição, o homenageado será José Antônio de Mira, por sinal o aluno de Ricardo Passos. Mira, que completa cinco décadas de atuação na radiodifusão joinvilense em 2022, recebeu a incumbência de paraninfar o tradicional Copão Kurt Meinert, com suas 54 equipes envolvidas.



JEC Futsal na Copa do Mundo


A partir desta terça-feira, dia 10, o JEC Futsal, depois de passar invicto na fase nacional, atua na Copa do Mundo de Futsal sub-21. Os jogos estão previstos para Paranaguá, na Arena Albertina Salmon. O time joinvilense integra o grupo B, junto com Alma Futsal (Japão), Peñarol (Uruguai) e River Plate (Argentina). A estreia será contra os uruguaios, na terça-feira, às 14 horas. No dia 11, o JEC Futsal enfrenta o River Plate, às 12 horas, e completa a sua participação na primeira fase contra o japonês Alma, às 10 horas, do dia 13.


Classificam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros. Caso avance para a próxima fase, o tricolor jogará na sexta-feira. Todos os jogos serão transmitidos no YouTube do canal Mundo do Futsal, no canal do craque Falcão, além de emissoras internacionais. A fase final terá exclusividade do Sportv.



Despedida dos gramados de Luiz Veríssimo


Desde que aportou em Joinville, no final dos anos 1970, o gaúcho Luiz Veríssimo conseguiu facilmente se integrar ao cotidiano da cidade. Atuou em diversos órgãos de comunicação, entre rádios, jornais e televisões, mas foi através do esporte que deixou a sua marca. Os rachões de final de semana da imprensa era ele quem se encarregava de organizar, e inclusive escalando o time adversário. No sábado, dia 7, promoveu uma grande festa para anunciar que estava “pendurando as chuteiras” nos jogos de futebol, mas prometendo continuar atuando no futebol suíço, onde o campo é de menores dimensões. Amigos de diferentes épocas estiveram presentes e promovendo mais uma vez a integração que sempre foi a característica de Luiz Veríssimo, às vezes, nem sempre, com alguma dose de ranzinza.


Veríssimo dentro e fora de campo: integração esportiva da crônica esportiva

fotos: redes sociais

266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page