top of page
  • Foto do escritorRDB

Letrinhas do RDB com Roberto Dias Borba


Recordistas de suor e persistência


O atletismo de Joinville já percorreu diversos bairros da cidade e nunca pode se considerar em casa de perfeitas condições. A primeira pista que tenho ideia foi do 13º Batalhão de Caçadores, o atual 62º Batalhão de Infantaria, ainda instalada na parte plana do batalhão, na rua Ministro Calógeras, local das disputas dos Jogos Abertos de Santa Catarina de 1963, quando a cidade sediou o evento pela primeira vez. Anos depois a pista do batalhão foi transferida para a parte superior, rodeando o campo de futebol. Depois vieram as pistas do América (por isso era conhecido por Estádio Olímpico) e até 1985 ficou alojado na Tupy. Só em 1986 que, através da iniciativa do prefeito Wittich Freitag, que o atletismo “ganhou” uma sede definitiva. E vejo que dificilmente terá uma casa apropriada, saindo do saibro para chegar ao piso sintético.


Mesmo com tantos obstáculos, o atletismo de Joinville é o que mais tem representantes em selecionados nacionais. Foram nove convocados em 2021. Até este mês de abril já são sete joinvilenses convocados para usar o uniforme verde-amarelo. Uma pista que daria a Joinville a condição de se igualar a Itajaí, Jaraguá do Sul e, mais recentemente, Timbó. Essa tal de “maior cidade de Santa Catarina” vai acordar ou bater palmas para os adversários. Mesmo assim, treinadores não cansam de trabalhar e revelar cada vez mais campeões.


Flávio Pscheidt (presidente da Corville) e os atletas Guilherme e Duda

foto: redes sociais


Passaporte na mão para busca de medalhas


A Corville, entidade que representa o atletismo de Joinville, terá dois atletas na equipe brasileira que estará disputando os Jogos Sul Americanos da Juventude. Guilherme Eberhardt Kroh, na prova dos 200 metros rasos, e Maria Eduarda Lourenço Chagas, nos 400 metros com barreiras, conseguiram índice para as provas que acontecem na cidade argentina de Rosário, no período de 5 a 8 de maio. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) vai custear a presença dos atletas de Joinville.



Pix na conta da LJF


O final da noite desta terça-feira (19) foi de sorrisos e abraços depois da reunião realizada na Arena Joinville. E tudo pelo fato da prefeitura atendeu ao pedido dos clubes filiados à Liga Joinvilense de Futebol. Um repasse de quase 150 mil reais será destinado para bancar a metade das taxas de arbitragem que os clubes deveriam desembolsar para atuar na Primeirona, Segundona, Terceirona e as categorias de base sub 13, sub 15 e sub 17.


A LJF já encaminhou um projeto de captação de recursos junto ao governo federal para a mesma finalidade em 2023 e assim a prefeitura se desobrigaria em dar esta ajuda no ano que vem. Os clubes ficaram satisfeitos mesmo com a ajuda pela metade, mas que servirá para encorajar todos os dirigentes para seguir na caminhada para proporcionar lazer e esporte nas periferias.


Dirigentes da Sesporte, LJF, vereador Wilian Tonesi e os clubes reunidos na Arena

foto: redes sociais



Cidade dança e esporte se arranja


No período de 19 a 30 de julho, quando Joinville volta a sediar o Festival de Dança, o Centreventos Cau Hansen será território exclusivo dos bailarinos. Isso representa que o JEC Futsal terá que buscar outra alternativa para treinos e jogos oficiais. Pela Liga Nacional serão exatos dois jogos em que o tricolor será mandatário. A opção mais viável é utilizar o ginásio do Sesc, mas que não terá disponibilidade integral para os treinos. E pelo certame catarinense os compromissos devem ser transferidos.



Futsal em bom momento


Três vitórias (duas em casa e uma como visitante) pela Liga e outras duas vitórias (um fora e outra em casa) pelo Catarinense da Série Ouro mostram o bom momento do JEC Futsal dentro das quadras. Isso ajuda a ter a presença dos torcedores, com 1.800 associados deste projeto. Para esta quarta-feira (21), no Centreventos, o time de Paulinho Gambier estará mais uma vez atuando em seus domínios. O jogo será contra Florianópolis, a partir das 19 horas. Na preliminar, às 16h30, a equipe sub 20 recebe o Jaraguá.


O próximo compromisso pela Liga será na semana que vem, na segunda-feira (25), às 18 horas, em São Paulo, contra o Corinthians. Na Liga e no Catarinense, o JEC Futsal está na primeira colocação.



Interligas chega nas semifinais


A soma das campanhas da primeira fase e das quartas de final, conforme prevê o regulamento, serviu para definir a ordem dos confrontos das semifinais. Os jogos de ida ocorrem no domingo (24), a partir das 15 horas. Em Jaraguá do Sul, o Flamengo recebe o itajaiense Cidade Nova. No bairro Costa e Silva, Sercos e Pirabeiraba fazem o confronto de joinvilenses. As partidas de volta ficam para a próxima semana, no dia 1º de maio.


131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page