top of page

Legislativo de Araquari elege novo presidente


Novo presidente da Câmara de Vereadores de Araquari assume a casa em janeiro


O vereador Sidinei Xavier, conhecido como Sid do Itinga, é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Araquari para o ano de 2023. A eleição da Mesa Diretora aconteceu durante a última sessão ordinária do ano, ocorrida nesta terça-feira (dia 20). Ele assume os trabalhos no dia 1º de janeiro, substituindo o atual presidente Neuzir Elio Machado.


Além do presidente Sid do Itinga, a Mesa Diretora para a gestão 2023 é composta por Manoel Cabral Filho (vice-presidente); Anderson Serafim Rosa (1º secretário) e Nelson Bento da Silveira (2º secretário).


“Nossa atuação em 2023 será com foco na valorização do Poder Legislativo, de dar ferramentas para que os vereadores desempenhem da melhor forma possível as atribuições, sempre em benefício da comunidade. Queremos aproximar o Legislativo ainda mais da população”, destaca o presidente eleito. Ele complementa dizendo que pretender dar mais publicidade aos atos do Parlamento, promovendo Lives nas redes sociais e, desta forma, aumentar a interação com a comunidade.


Uma de suas metas é promover edições da “Câmara Itinerante”, levando as sessões até os bairros, fazendo com que o araquariense prestigie ainda mais as atividades legislativas e ajude o vereador na fiscalização dos atos no município. “Além disso, vamos fortalecer o Programa Vereador Mirim, que já é um sucesso com os adolescentes. Que possamos estar mais próximos da nossa juventude e ajudar no crescimento pessoal e profissional e, assim, tenhamos bons cidadãos no futuro”, ressalta Sid.



Conheça o novo presidente


Sid do Itinga é natural de São Lourenço do Oeste (SC) e há mais de 26 anos é morador do bairro Itinga (Araquari). Seu envolvimento com a comunidade começou ainda jovem, em grêmios estudantis da escola; em Grupos de Jovens da igreja; como presidente da APP de unidade escolar e integrante de Associação de Moradores; entre outras atividades.


Ao longo de sua carreira política, Sid assumiu cargo comissionado no Poder Executivo, entre 2010 e 2014.


No ano de 2016, Sid disputou sua primeira eleição, sendo eleito vereador pelo partido PSB. Já em 2018, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Araquari, deixando como legado a criação do Programa “Vereador Mirim” e também a implantação da votação eletrônica, dando mais agilidade durante as sessões ordinárias.


Em 2020, foi reeleito vereador pelo partido Podemos. Em 2021 e 2022, foi Líder do Governo na Câmara, junto à administração municipal do prefeito Clenilton Pereira.


E, em 2023, assume novamente o comando o Poder Legislativo araquariense com a intenção de dar mais visibilidade aos trabalhos da Casa de Leis.



Números surpreendem


Os números da Casa de Leis araquariense impressionam. Em 2022, foram aprovadas mais de 320 Indicações, 11 Moções, 32 Projetos de Lei (do Legislativo), 107 Projetos Ordinários (da Prefeitura), além de 30 Projetos de Lei Complementar. Outro destaque é o Projeto de Resolução que criou a Procuradoria da Mulher, com o objetivo de proteger os direitos das mulheres araquarienses, principalmente contra a violência e a discriminação, cooperando com os órgãos Estaduais e Federais na promoção dos direitos da mulher.


Atualmente, a Câmara de Vereadores de Araquari possui 13 parlamentares e reúne-se semanalmente em sessão ordinária nas terças-feiras, às 18 horas, com transmissão pelo canal do Youtube do Legislativo.

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page