top of page

Joinville oferece óculos para crianças em vulnerabilidade

Foto do escritor: RedaçãoRedação



Um trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Joinville ao longo de todo o ano ajuda a identificar precocemente deficiências visual em alunos da Rede Municipal de Ensino. Desde o início do ano passado, foram feitos mais de 43 mil testes, além de 48 óculos distribuídos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


Os testes Snellen, usados para identificar os problemas de acuidade visual, são aplicados nas escolas pelos orientadores e assistentes sociais, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Neste ano, a triagem dos alunos começa em março e se estende ao longo dos próximos meses.


Desde o começo de 2022, os resultados mostraram alteração em 3,9 mil alunos. Eles foram encaminhados para consultas com especialistas, sendo 2 mil na rede pública, por meio do Programa Saúde Escolar, em parceria com a Secretaria de Saúde. Os demais foram para consultas particulares ou plano de saúde, de acordo com a opção dos pais e responsáveis.


Para os alunos em situação de vulnerabilidade, além de viabilizar a consulta com o especialista, a Secretaria de Educação realiza a entrega de óculos que ajudam a melhorar a qualidade de vida e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Os estudantes têm a opção de escolher as armações e fazem a medição das lentes antes de receberem os óculos.




Comments


bottom of page