top of page

A Joinville das ruas não pavimentadas

Tome Nota com Enio Alexandre

Em Joinville há aproximadamente 650km de ruas não pavimentadas


Concluído metade do mandato do prefeito Adriano Silva(Novo) a atual gestão avançou pouco na pavimentação.

Joinville tem cerca de 650km de ruas sem nenhum tipo de revestimento (asfalto, lajotas, paralelepípedos ou concreto). Ou seja, nestes lugares as vias são de chão batido.

Como comparação a distância entre Joinville e Porto Alegre é de 616km.

Os moradores convivem diariamente com poeira e lama. Metade das ruas não pavimentadas ficam na zona sul, razão pela qual nas últimas eleições municipais quase todos os candidatos prometiam reparar esta injustiça histórica com a região.

Desconsiderando as obras de recapeamento - que na prática faz parte da rotina de manutenção das vias - no ano passado menos de 10km de ruas foram pavimentadas na terceira cidade mais rica do sul do Brasil.

É constrangedor saber que um município com tantos recursos avança tão lentamente na pavimentação.


A falta de pavimentação de ruas tem sido motivo de reclamação constante dos moradores de Joinville. Quase sempre, esse tipo de assunto é abordado no período eleitoral.

Mas com as eleições definidas a pavimentação e as pessoas que residem nestes locais são esquecidas.

Nem mesmo a pavimentação comunitária, que é quando os moradores pagam pelo material utilizado na obra, está ocorrendo.

Parece que o problema não existe na cidade. Outro dia a prefeitura divulgou uma pesquisa onde afirma que 92% da população aprova a atual gestão.

Sinceramente, duvido que o esclarecido povo joinvilense se contente com tão pouco. Nenhuma grande obra viária foi realizada, na saúde há queixas recorrentes por falta de medicamentos e profissionais, parque algum foi inaugurado, os museus foram abertos a duras penas, o que mostra que lazer e cultura não são prioridades e na educação não houve nada de novo - com o perdão do trocadilho.


Pavimentação de ruas e saneamento são sinônimos de saúde. Portanto investir nesse tipo de infra-estrutura, além de oferecer conforto e justiça social, afinal todos os moradores merecem o mesmo tipo de tratamento, representa economia com hospitais, postos de saúde, medicamentos e profissionais para o próprio município.


Em tempo, antes que alguém reclame, devemos lembrar que grande parte das vias pavimentadas estão esburacadas e merecendo manutenção urgente.












233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page