
Joinville tem mais de 617 mil habitantes
Neste domingo (9), a maior cidade de Santa Catarina celebra hoje seus 174 anos com uma programação repleta de atividades, como desfiles, homenagens e entregas de obras. Fundada em 9 de março de 1851 como Colônia Dona Francisca, a cidade recebeu esse nome em homenagem ao príncipe francês Francisco Fernando de Orléans, o Príncipe de Joinville, tornando-se ao longo dos anos um dos principais polos econômicos e culturais do Sul do Brasil.
Joinville é a cidade mais populosa do estado, com 616.317 habitantes, conforme dados do Censo de 2022 do IBGE. Também é a terceira maior cidade da Região Sul, atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba, o município é referência em qualidade de vida, ostentando um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,809, um dos mais altos do país.

A cultura alemã deixou marcas na cidade de Joinville
Joinville destaca-se não apenas pelo seu robusto desenvolvimento econômico, mas também por sua forte tradição cultural e histórica. Conhecida como "Manchester Catarinense" devido à força de sua indústria, a cidade também é chamada de "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes" e "Cidade da Dança".
A cidade tem sua origem marcada pela colonização europeia, com forte influência de imigrantes alemães, suíços e noruegueses, que chegaram na barca Colon em 1851. Esse espírito empreendedor foi fundamental para a construção e o crescimento da cidade, tornando-a uma das maiores potências econômicas da região Sul.
Além de sua importância econômica, Joinville encanta por suas belezas naturais e patrimônio histórico. A famosa Rua das Palmeiras, onde está localizado o Museu Nacional de Imigração e Colonização, é um dos principais cartões-postais da cidade, relembrando a trajetória dos primeiros colonizadores e a construção da identidade joinvilense.

Comments