top of page

Idoso que pretendia adotar animal foi expulso de ONG


reprodução redes sociais


Apesar do histórico de maus tratos a animais um homem foi até a ONG Viva Bicho em Camboriú com o objetivo de adotar um cachorro.

Assim que a equipe da ONG o reconheceu, o homem foi convidado a se retirar do local.

“O senhor tem coragem de vir aqui adotar cachorros?”, questionou um integrante da ONG. “O senhor deveria estar preso, pois foram apreendidos cinco animais em maus tratos na sua casa”, disse a ativista, antes de pedir para o idoso se retirar.

Contrariado o idoso desafiou que fossem à sua casa verificar se havia algum animal sofrendo maus tratos.

Há cerca de um mês , o filho do idoso foi detido também por maus tratos, após apreensão de animais em situação precária.

A ONG Viva Bicho vem de forma recorrente denunciando a situação. Três dias após o morador ter sido detido pela PM, em operação conjunta com a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), o filho do idoso, de 28 anos, apareceu novamente com um cão recolhido na vizinhança.

O cenário na casa dele é inadequado para os animais: cães amarrados e sem espaço para caminhar e até se levantar, expostos à chuva, sem água ou comida e sofrendo agressões. No local, moram pai e filho – o idoso seria um sapateiro.

Em vídeo repassado pelas redes sociais, os fundos da casa aparentam ter higiene precária e um cão de grande porte aparece amarrado numa guia improvisada e curta. Os cães removidos do local caminhavam com dificuldade e foram levados pela Fucam. No total foram resgatados oito cachorros, além de dois gatos e um pássaro.


Legislação


A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.




127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page