
A Advent International anunciou hoje (18/02) que comprou 25% do capital da Tigre SA por R$ 1 bilhão e 350 milhões. O negócio acontece cinco meses depois da empresa da família Hansen abrir seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e captar R$ 600 milhões em debêntures. O investimento possibilitará a Tigre avançar rumo à liderança no mercado latino-americano e principalmente ampliar sua atuação nos Estados Unidos, onde já tem uma subsidiária.
A Advent Internacional é uma “private equity”, empresa que investe na compra de ações de empresas de diversos segmentos. Além da Tigre, agora como sócia minoritária, a AI comprou as operações do Walmart no Brasil (80%) e posteriormente as vendeu ao Carrefour. O grupo de investimentos norte-americano, que tem sua sede em Boston, também é dono do grupo educacional Kroton, um dos maiores do Brasil. Segundo reportagem da revista EXAME, depois da compra pela AI a Kroton cresceu 1.300% em quatro anos e aumentou seu faturamento em seis vezes no mesmo período.
Até recentemente a Tigre era uma empresa de capital fechado de propriedade dos herdeiros de Carlos Roberto Hansen, filho do fundador João Hansen Júnior. Felipe Hansen é o presidente do conselho e pertence à terceira geração da família, que agora tem um sócio com 25% de seu capital. A Advent International tem sua sede no Brasil em São Paulo e ocupará duas das sete cadeiras no conselho de administração.
Não há informações sobre mudanças na diretoria executiva, há anos ocupada por profissionais recrutados no mercado.
Comments