top of page
  • Foto do escritorRDB

Futebol com base jovem

Atualizado: 4 de jan. de 2022

LETRINHAS DO RDB com Roberto Dias Borba


As competições promovidas pela Liga Joinvilense de Futebol na temporada de 2021 deram ênfase para as categorias de base. Foram oito campeonatos distribuídos no sub-11, sub-12, sub-13, sub-14, sub-15, sub-17, sub-18 e o sub-20. Em cada um, está em campo a renovação que oxigena as três categorias do adulto.


O sub-20, por muito tempo, era a única disputa para os jovens e que ocorria como uma exigência da liga para quem estivesse inscrito na Primeirona. As regras mudaram e a categoria com a tarefa de preparar as novas gerações para o futebol amador da cidade praticamente ficou fora das quatro linhas.


O interesse dos clubes e principalmente das diversas escolinhas fez o sub-20 voltar a campo. E foi esta categoria que fechou a temporada de 2021 com a grande conquista da Ponte Preta, numa demonstração que os clubes dos bairros estão realizando um trabalho digno e que merece ser elogiado.


É uma maneira para o futebol ter vida longa nos diversos bairros da Joinville que ainda pode respirar o esporte de base.


Ponte Preta, o campeão do sub-20 de 2021

Foto: Bruno Gustavo Pensky



Um campeão intermunicipal


Cada vez mais as categorias de base, independentemente da idade e quanto mais cedo, melhor, encontram oportunidades de confraternizar em intercâmbios bem longe dos seus domínios. Foi assim que a equipe sub-11 da Sercos conquistou a poucos dias antes do Natal a Canelinha Cup, na cidade do Vale do Rio Tijucas. Na partida decisiva, a garotada do bairro Costa e Silva venceu por 1 a 0 o time do Pequenos e a bola/Amazonas. O evento teve a duração de uma semana, onde ao final os joinvilenses tiveram os dois artilheiros da competição empatados e também o goleiro menos vazado.


Sub-11 da Sercos venceu competição em Canelinha

Foto: divulgação Sercos


Encontro de duas lendas do esporte


Dia destes, nas alturas da bela Campo Alegre, que desde o tempo dos carroções se chama de “serra cima”, a imagem registra o encontro de duas lendas do esporte de Joinville. À esquerda, José Luiz de Moura, o Borrachinha, que se notabilizou como um dos grandes goleiros da época de ouro do JEC. À direita, Roberto David da Graça, o Cocada, que foi um dos primeiros discípulos do mestre Kenzo Minami na arte do judô.


Os dois herdaram os apelidos dos pais. Borrachinha manteve no futebol a tradição iniciada pelo pai, sempre atuando como goleiro. Cocada não repetiu o que o pai fez com os pés nos campos de futebol. E foi se destacar como judoca e transmitindo seus conhecimentos para muitas das primeiras gerações deste esporte em Joinville.


O encontro em Campo Alegre foi por acaso. Borrachinha, que está passando férias no norte catarinense, foi até a cidade do Planalto Norte para captar imagens da região. A fotografia passou a ser a preferência do ex-goleiro. E Cocada adotou a cidade como seu refúgio depois de se assumir aposentado.


Borrachinha (à esquerda) e Cocada: nos arredores de Campo Alegre

Foto: arquivo pessoal Roberto da Graça



Bola no Vila Nova


O congresso técnico da Copa Vila Nova ocorre no sábado (10), na sede da Sociedade Palmeiras, na rua Ricardo Baumer. Uma reunião preliminar foi realizada no dia 15 de dezembro, quando 12 equipes demonstraram interesse em participar do evento. É possível que este número tenha um acréscimo em função do interesse que a competição vem despertando no bairro e na região oeste joinvilense. As copas que estão cada vez mais ganhando espaço nos bairros é em função que há dois anos não é promovida nenhuma disputa com a chancela da Sesporte. A Copa Vila Nova de 2022 terá a organização da Liga Joinvilense de Futebol.



Renovação no basquete feminino


A caminhada para quem trabalha com esporte de base tem as suas semelhanças com o ensino fundamental. Os professores permanecem e a cada ano chegam os novos alunos. É assim também no basquete feminino de Joinville, que em 2021 entrou em quadra com a parceria JEC e Ginástico. Os resultados foram satisfatórios em todas as categorias. Para 2022 o trabalho terá prosseguimento. E uma das maneiras de renovar as equipes é com as peneiras previstas, como a seletiva prevista para o dia 1º de fevereiro.


A comissão técnica estará observando atletas interessadas em ingressar nas equipes que tenham nascido entre os anos de 2004 a 2011. Os testes para quatro categorias estão previstas para o ginásio da Sociedade Ginástica de Joinville, na rua dos Ginásticos, 96, a partir das 14 horas. A cada hora estará em quadra uma das categorias, conforme a distribuição: 14 horas – nascidas em 2010, 2011 e 2012; 15 horas – 2008 e 2009; 16 horas – 2007 e 2006; 17 horas – 2004 e 2005. Para qualquer contato, a comissão técnica estará respondendo pelos telefones (47) 99945-25 13 e 99925-8514, ou ainda pelo e-mail basquetefeminino.joinville@gmail.com.



Renovando as ações em 2022


O ano novo já está enchendo nossos pulmões. Vamos respirar deste ar e acreditar que 2022 poderá nos trazer tudo o que desejamos. Pelo menos aqui neste espaço, com a benevolência do Portal Via Direta, pretendemos transmitir alegria, esperança e tudo o que possa trazer o conforte que pretendemos. A coluna estará atenta para as informações do nosso esporte amador e queremos ter a colaboração de nossos leitores para tudo transcorrer da melhor forma possível. Um feliz ano novo para todos.

228 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentarios


Lucas Coelho
Lucas Coelho
04 ene 2022

Parabéns pela reportagem, nota 0!Falta de respeito com quem foi campeão invicto, deveriam se informar mais!

Me gusta



Me gusta

Ponte Preta/ Atlético Jariva Campeão do sub 20 2021 e a liga sequer deu os parabéns para o time da Ponte preta que foi campeão invicto no campeonato


Me gusta

Lucas Daniel
Lucas Daniel
04 ene 2022

Mal informado, Aventureiro ficou em segundo lugar, mais respeito com a Ponte Preta/Atlético Jarivatuba.

Me gusta
bottom of page