Treinador Da Silva renovou o Pirabeiraba e fechou a fase de classificação com a liderança isolada
A fase inicial da Primeirona de 2021, após nove rodadas, teve como decepção o rebaixamento do Itinga, o time com uma receita acima da média e sem o devido retorno dentro de campo. Agora, na próxima fase, que inicia já no sábado, dia 25, os oito times estão divididos em dois grupos, que se enfrentam entre si em turno e returno. Daí saem dois times de cada grupo para as semifinais. E pelo andar da carruagem, ou pelo desempenho da primeira fase, tudo indica que poderá ocorrer uma final, em jogo único, no dia 20 de novembro, entre os dois tradicionais papões de títulos, que são o Pirabeiraba e o América.
É possível que aconteça esta final, que seria uma repetição das últimas edições, e não vejo nenhum time em condições de ser superior aos dois primeiros colocados da primeira fase. Para isso, fica faltando ousadia e talento dos demais concorrentes. O que mais me surpreendeu positivamente na fase de classificação foi o sempre esforçado Morro do Amaral.
Todos aos sábados
O site da Liga Joinvilense de Futebol (www.ljf.com.br) trás o esboço da tabela dos dois quadrangulares da segunda fase com jogos sempre aos sábados. Os clubes podem confirmar ou solicitar mudanças até esta quinta-feira, dia 23. O que é mais ou menos difícil para a Liga: realizar os jogos aos sábados à tarde ou no domingo pela manhã.
Todos em suas casinhas
A fase inicial da Primeirona de 2021, repetindo a fórmula dos últimos anos, com apenas nove rodadas, é um sistema utilizado para a redução de custos dos participantes. Depois, na segunda fase em dois novos grupos, mesmo ocorrendo apenas confrontos entre si, cada time estará realizando mais seis jogos, quase com a quantidade de confrontos da etapa classificatória.
Enquanto as cabeças dos dirigentes estiverem apenas direcionadas nas contratações e na busca de reforços de destaque, será difícil aparecer uma fórmula no mínimo coerente entre qualidade técnica e o custo com reforços.
Duas vagas para as smifinais
O grupo A passa a ser formado por Pirabeiraba, Morro do Amaral, Aviação e Tamandaré. E no B estarão América, Paraíba, Estacaville e Juventus. Os confrontos da primeira rodada, já no sábado, dia 25: Tamandaré x Pirabeiraba, Morro do Amaral x Aviação, Juventus x América (o segundo confronto em duas semanas) e Paraíba x Estacaville.
Ganhos e perdas
O melhor da primeira fase, em todos os sentidos, foi o Pirabeiraba. E confirmou a minha análise ao não colocar o pé no frio ao despachar o Itinga, O que ficou devendo foi, sem dúvida, o Tamandaré. Os demais classificados tiveram o rendimento que não deixou a desejar. E serão estes times medianos que terão a tarefa de dar um novo rumo para a reta decisiva da Primeirona de 2021.
Ramires vem ou não?
A presença do volante Ramires no Aviação estava condicionada a classificação para a segunda fase. O azulão do Cubatão foi o sétimo colocado com um time recheado de jogadores experientes e quase todos que surgiram nas categorias de base do JEC. Ramires seria mais um desta seara e que traria uma qualidade acima da média para o time e para o campeonato.
Quatro campeões e quatro candidatos
As estatísticas da Liga Joinvilense de Futebol mostram que entre os oito classificados para a segunda fase da Primeirona de 2021 estão quatro times que já subiram no pódio e outros quatro tentam o título inédito. Entre os quatro que já tiveram o gostinho da conquista estão reunidos 27 títulos. A maior fatia fica com o América, campeão em 19 oportunidades. O Pirabeiraba vem a seguir, com quatro canecos. O Tamandaré, o último campeão, venceu em três ocasiões. E o Juventus completa a lista ao vencer uma vez.
Em respeito ao Vernáculo
As transmissões ao vivo do futebol amador de Joinville atingiram nesta temporada um verdadeiro recorde ao aproveitar as facilidades oferecidas pela tecnologia. A internet oferece esta comodidade e os campeonatos da Liga Joinvilense de Futebol estão ganhando generosos espaços no Facebook e no Youtube.
As imagens precisam ser acompanhadas de áudio, dando a oportunidade para o surgimento de novos talentos das locuções. E aí que deixo a sugestão para locutores, comentaristas e repórteres cuidarem o mais que puderem com expressões e concordâncias verbal e nominal. Uma das mais frequentes escorregadas é quando os jogos são transmitidos do campo próximo ao aeroporto. Lá é o reduto do Aviação Futebol Clube, que o pessoal insiste em denominar como o campo da aviação. Sendo desta forma, seria a área restrita da Aeronáutica. O campo com o nome do saudoso Teté é o Aviação. Quem insistir precisa de uma aula rápida e prática de português.
LETRINHAS DO RDB
Roberto Dias Borba
コメント