top of page

Feirão de empregos para pessoas com deficiência

Mais de 30 empresas de Joinville e região participarão do Feirão de Emprego neste sábado

O evento acontece neste sábado, no Ginásio da Univille e com entrada gratuita para toda a comunidade


Neste sábado (21), ocorre em Joinville o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS. O evento será das 9h às 15h, no Ginásio da Univille, com entrada gratuita e aberto a toda comunidade. O feirão é realizado pela Rede de Inclusão de Joinville com coordenação e patrocínio do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, Univille e Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento - IMPAR..


Mais de 30 empresas de Joinville e região, incluindo grandes corporações, de diferentes ramos de atuação como indústrias, transportes, saúde e supermercadistas terão estandes no evento oferecendo vagas para pessoas com deficiência. A maioria delas não precisa de formação específica, mas há também vagas para formações técnicas e de nível superior.


Entre elas, há oportunidades de emprego para linha de produção, operador de caixa, empacotador, assistente administrativo, farmacêutico, entre várias outras. Os salários variam em torno de R$ 2 mil, podendo passar dos R$ 4 mil dependendo da vaga.


“O diferencial do feirão de empregos promovido pela Rede de Inclusão de Joinville é colocar os candidatos em contato direto com os recrutadores. A pessoa com deficiência não apenas preenche um cadastro, como tem a oportunidade de criar um relacionamento com a empresa presente no evento”, afirma Paulo Suldovski, coordenador da Rede de Inclusão de Joinville.


Além disso, o feirão de empregos é um evento acessível, incluindo a presença de intérpretes de Libras. A organização estará no local para auxiliar qualquer demanda que surja.


Pela legislação brasileira, empresas com 100 ou mais funcionários devem adotar percentuais de contratação para pessoas com deficiência. O descumprimento da lei gera multa às corporações. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em Joinville 217 empresas somam 5.913 vagas que devem ser reservadas a pessoas com deficiência. Deste total, 53,9% delas estão efetivamente ocupadas. As demais ainda precisam ser ocupadas.


No Censo 2010, mais de 30 mil entrevistados residentes em Joinville disseram ter alguma deficiência em gradações mais severas.


Para se candidatar a vagas


Para se candidatar a vagas, a pessoa deve ter em mãos um documento de identificação com foto e se quiser pode também apresentar um currículo. As empresas participantes dispõem de fichas cadastrais para preenchimento no local. O processo é simples, rápido e gratuito. Dependendo do processo interno de cada empresa, é possível que o candidato saia do evento já empregado.


Plantão de dúvidas da OAB Joinville


A Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB Joinville irá participar do feirão prestando orientações gerais sobre direitos da pessoa com deficiência. O estande da organização funcionará como um plantão para esclarecimento de dúvidas sobre direito à educação, saúde, transporte, previdenciário, trabalho, capacitismo, entre outras.


A entidade também irá distribuir gratuitamente cerca de 50 exemplares de uma coletânea com três livros sobre direitos da pessoa com deficiência, elaborada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2019.


Apresentação cultural


O evento também contará com uma apresentação do Grupo de Teatro Arte para Todos, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR), que neste ano é a instituição à frente da execução do feirão. A performance teatral “Nada sobre nós sem nós!” abrirá o evento às 9 horas de sábado refletindo sobre a importância da participação das pessoas com deficiência em todos os processos de inclusão.


Sobre o feirão


O Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS faz parte da Semana Inclusiva Santa Catarina que é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina. Em setembro deste ano, outras quatro cidades tiveram programação de ações sobre inclusão e realizaram o feirão de empregos. Em Joinville, este é o terceiro ano em que o evento ocorre no município.


Serviço


Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS

Quando: 21 de outubro, das 9h às 15h.

Onde: Ginásio da Univille (Rua Paulo Malschitzki, nº10 - Zona Industrial Norte).

Entrada: gratuita.

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page