top of page

Enxadrista processa Netflix por cena de 'O Gambito da Rainha'


Nona Gaprindashvili em 1975. Foto: Hans Peters


A enxadrista Nona Gaprindashvili abriu um processo contra a Netflix por invasão de privacidade e difamação depois que uma fala da série O Gambito da Rainha sugeriu falsamente que ela jogava apenas contra mulheres. A quinta campeã mundial de xadrez feminino pediu mais de cinco milhões de dólares de indenização. O processo afirma ser uma "falsidade devastadora, minando e degradando suas realizações diante de um público de muitos milhões". O processo é sobre uma cena no último episódio da série de grande sucesso que ganhou dois Globos de Ouro no início deste ano.

Na série, durante um torneio em Moscou, enquanto a protagonista está jogando, um narrador diz: "A única coisa incomum sobre ela realmente é seu gênero. E mesmo isso não é único na Rússia. Aí está Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens.”

Isso, no entanto, está longe de ser verdade e até um tanto irônico. Gaprindashvili, agora com 80 anos, que ainda joga em torneios seniores, é na verdade a primeira jogadora a ganhar o título de Grande Mestre "absoluto", que conquistou em 1978. Além de deter o título de campeã mundial feminina por 16 anos (1962-1978), a lenda do xadrez georgiano também jogou em torneios abertos e enfrentou muitos homens, incluindo três campeões mundiais: os enxadristas Mikhail Tal, Boris Spassky e Viswanathan Anand.

No processo, para enriquecer seus argumentos, é citado o jornal The New York Times, que numa manchete de 1968 diz: "Xadrez: Gaprindashvili venceu sete homens em um torneio forte".


O Gambito da Rainha no Emmy 2021

Cena de " O Gambito da Rainha".


A série, lançada no final de 2020, se consagrou como uma das atrações mais assistidas da história da Netflix e, até o momento, é a maior vencedora do Emmy, com 9 troféus nas categorias técnicas, premiadas no fim de semana anterior ao grande evento. Neste ano, a cerimônia do Emmy acontece neste domingo(19/09).

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page