top of page
  • Foto do escritorRDB

Em casa tudo se resolve

LETRINHAS DO RDB com Roberto Dias Borba



As partidas da semana que vem é que definem a sorte dos quatro concorrentes ao título da Primeirona. O melhor resultado, sem dúvida, foi alcançado pela ACM/Estacaville, com a vitória por 1 a 0, marcando nos acréscimos do segundo tempo, sobre o Morro do Amaral, no Estádio da Colina. No outro confronto, no Estádio Oscar Castella, o 2 a 2 entre Pirabeiraba e Juventus foi melhor para o visitante.


O empate, que antes era suficiente para o Morro do Amaral, será o suficiente para a ACM/Estacaville chegar à inédita final. E no Estádio H. de Britto, o empate garante o Juventus na decisão. Cabe aos desfavorecidos pela condição técnica que tenham futebol para superar suas dificuldades e também seus adversários.


Pressão do Pirabeiraba nos minutos finais, mas o Juventus manteve a boa defesa


Gols no começo e no final


Quatro gols no distrito e um apenas no Jarivatuba. E todos foram marcados nos minutos iniciais do primeiro e do segundo tempo. Enquanto a vitória do ACM/Estacaville só foi consolidada aos 51 minutos do segundo tempo, com gol marcado pelo experiente Boatengue.


O Pirabeiraba saiu na frente aos 2 minutos de jogo, com Andrei. O empate juventino foi anotado por Lopes, aos 40 segundos da etapa final. O atacante foi uma das mudanças do técnico Teco Fernandes para colocar o Juventus em igualdade com o time da casa, pois na primeira fase teve a maior posse de bola e sem traduzir o predomínio em lances perigosos.


A 5 minutos foi Cupim que mais uma vez colocou o Pirabeiraba em vantagem e novamente em lance de rápido contra-ataque. O Juventus empatou aos 10 minutos com pênalti cobrado por Filipe Coxinha.


Na Colina, a ACM/Estacaville também pressionou durante todo o jogo, com o Morro do Amaral fazendo a difícil tarefa de se defender, mas sem ter os lances certos para contra-atacar.



Na mesma data da Libertadores


A decisão da Primeirona, em jogo único, previsto para a Arena Joinville, está marcada para a tarde de 27 de novembro. Setores da imprensa deram o alerta por estar coincidindo com a final da Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras. A Liga Joinvilense de Futebol ainda não se posicionou sobre uma mudança na programação da Primeirona, que deverá ficar somente após o início da semana que vem, quando estarão definidos os dois finalistas da elite do futebol de Joinville.


Três jogos que se repetem


Os resultados deste domingo, 14, estarão colocando em campo os mesmos adversários e confrontos nas semifinais da Segundona. O Caxias precisava de um ponto para confirmar a terceira colocação. O 0 x 0, no Ernestão, contra a Sercos, confirmou o Gualicho nesta posição e novamente terá o time do Costa e Silva na disputa por uma das vagas para a Primeirona de 2022. O detalhe interessante deste jogo foi que o presidente Norberto Gottschalk voltou a ficar na beira do gramado e mais uma vez como treinador. Desta vez foi só de forma interina.

No Cubatão, a Serbi garantiu a 15ª vitória ao superar o União do Oeste por 3 a 2. Este também será um confronto que se repetirá nas semifinais, onde o União do Oeste chega como quarto colocado da fase de classificação e a Serbi com a melhor campanha.


O presidente do Caxias Norberto Gottchalk acumulou a função de técnico interino no domingo

foto: Adilson Buzzi


Adhemar Garcia com um pé na Segundona


A Terceirona iniciou as semifinais neste domingo, dia 14. Pela manhã, na Vila Paranaense, o time da casa, o Amigos da Vila, não conseguiu segurar o melhor time da terceira divisão, o Adhemar Garcia. Os visitantes venceram por 3 a 1 e precisam do empate, na semana que vem, para garantir uma das vagas na Segundona de 2022.


À tarde, no Estádio Dagoberto Campos, o campo do Palmeiras do Vila Nova, o Atlético Pirabeiraba empatou com o Nego Buja por 1 a 1.



Esforço no final da linha


O Joinville Futsal, depois de perder em casa na semana passada por 3 a 2, foi a Sorocaba e conseguiu vencer o Magnus por 4 a 3, neste sábado, no tempo normal. Precisaria repetir a dose e vencer também na prorrogação, mas o time da casa fez 1 a 0 e vai para as semifinais da Liga Futsal 2021. Todo o esforço não foi em vão por ter mostrado que está entre as principais forças do futsal brasileiro. Resta ao Tricolor a disputa do Catarinense para completar a temporada.



Joinvilenses nas semifinais da Liga Futsal


O time da cidade caiu nas quartas de final, mas Joinville terá dois representantes nas semifinais da Liga Futsal. O técnico João Carlos Banana Barbosa e o ala Neto Sprotte estarão presentes. Eles defendem o Foz Cataratas, que terá nas semifinais como adversário o Magnus, o algoz dos joinvilenses.


Últimos suspiros


O esporte de Joinville está próximo de ficar marcado do “já teve” e também do “já era”. Um dos exemplos está no bolão, tanto na bola grande 23 centímetros e na bolinha de 16 centímetros. No início dos anos 1970 conseguiu reunir quase 10 filiados, com disputas das mais acirradas nas duas categorias. O domínio das disputas estaduais dava aos joinvilenses um considerável distanciamento de Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e também de Itajaí.


O declínio foi interno, com a desistência de muitos clubes, resumindo apenas a duas equipes – Glória e Alvorada. O alviverde da rua 15 de Novembro é atualmente a única forma de resistência no masculino, com a representação feminina desaparecendo. E o pior de tudo foi a desativação da Liga Joinvilense de Bocha e Bolão.



Jasc em Joinville. E daí. O que é isso


Em dois dias, com o desmembramento das regiões Norte (Joinville) e Leste/Norte (Timbó), a fase Regional dos Jasc ocorreu entre quinta e sexta-feira. E pouco ou quase nada ficou se sabendo do que representou este evento, principalmente depois que a Sesporte desistiu de participar da Olesc e Joguinho, as duas categorias que a cidade sempre investiu e desta vez preferiu abandonar em pleno auge dos atletas. Na etapa de Joinville, o site da fesporte (http://fesporte.sc.gov.br/) não publicou nem mesmo o boletim de apresentação e, muito menos, dos resultados.

349 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page