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Elon Musk está dando os primeiros passos para alavancar os lucros do Twitter. A mais nova ideia do chefão da rede social é cobrar US$ 20 no Twitter Blue para a verificação de contas, processo que dá aos usuários o famoso selo azul — garantia de que se trata da conta oficial da personalidade ou empresa. A atualização deve chegar no dia 7 de novembro.
O Twitter Blue, serviço de assinatura premium do Twitter, fornece funcionalidades extras para os seus usuários, como a opção de editar tweets e personalização de abas. Atualmente, ele custa US$ 4,99, contudo a proposta de Musk é que o novo valor de US$ 20 (R$ 105,93 em conversão direta) inclua o selo verificado — sim, agora será oficial ter o selo como "ostentação".
Selo de verificação é garantia de fontes oficiais
Ainda não há mais detalhes de como o serviço funcionará com grandes empresas e governos, mas uma possível remoção do selo de verificado de órgãos governamentais amplia os riscos de desinformação — e de fiscalização.
Seja o Twitter verificado da prefeitura da sua cidade falando sobre uma alteração no trânsito, ou seja a embaixada russa no Reino Unido acusando a Ucrânia de preparar uma "bomba suja", o selo azul na conta de um órgão público é a oficialização da palavra de um governo.
A remoção do selo verificado de um órgão governamental — por não assinar o Twitter Blue — prejudica o acesso da população à informação e a apuração jornalística. Trânsito intenso na sua cidade? Ir na conta oficial do Twitter da sua cidade pode lhe ajudar a entender o motivo. Sem isso, uma conta falsa pode se tornar a fonte primária de informação e causar ainda mais transtornos.
As contas governamentais também são fontes para jornalistas. Em casos de desastres ambientais ou guerras, a agilidade do Twitter permite que governos divulguem rapidamente a situação em locais afetados, corroborando apurações e relatos de moradores. E, resgatando o exemplo da Embaixada Russa, publicações oficiais também mostram o posicionamento de governos — marcando um registro histórico do cenário. Sem esses selos, confusões e falta de informação, somada a desinformação, prejudicam o jornalismo e a população em si.
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