Eleição fora de época em Brusque
- Redação
- 4 de set. de 2023
- 1 min de leitura

A coligação “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade!” (Republicanos/PL/DC) com Andre Vechi (DC) e Deco Batisti (PL) venceu as eleições em Brusque
André Vechi (DC) venceu as eleições suplementares de Brusque. Os números foram apurados através do sistema QRTot e também finalizados pelo sistema tradicional de apuração.
O processo de totalização dos votos e o resultado final do pleito em Brusque foram agilizados neste domingo (3) através do sistema QRTot, instalado de forma pioneira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Confira o resultado;
André Vechi (DC): 27.183 - 40,54%
Simas (PP): 18.716 - 27,91%
Paulo Eccel (PT): 15.679 - 23,38%
Molina do Ari (MDB): 5.472 - 8,16%
Votos em branco: 1.396 - 1,98%
Votos nulos: 1.962 - 2,79%
O número de seções contabilizadas foi de 268, tendo 70.408 votos apurados.
A eleição em Brusque contou com o aplicativo QRTot, solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e que permite a qualquer pessoa utilizar a câmera do seu smartphone para ler o Boletim de Urna (BU) — documento emitido com o resultado de cada seção eleitoral assim que a votação encerra.
Na eleição de Brusque, os próprios mesários foram instruídos sobre o uso da ferramenta e escanearam os boletins logo após a votação. Dessa forma, é possível acompanhar os dados compilados de todos os BUs em uma apuração independente.
A ação tem o objetivo de adicionar uma camada de transparência ao processo, permitindo que qualquer eleitor compare os dados dos boletins com o resultado da totalização oficial das urnas.
Comments